O que fazer em Paraty?

O que fazer em Paraty?

O que não falta é o que fazer em Paraty. A cidade do litoral carioca traz muitas variedades e curiosidades. Além das praias lindíssimas, o local é conhecido por palmeiras exuberantes, e pela rica vida marinha.

Um fato histórico da região é que antes dos europeus ocuparem o Brasil, a região da atual Paraty era habitada somente por indígenas guaianás. 

Além disso, outro ponto curioso é que em 2007, a cidade recebeu a taça dos Jogos Pan-Americanos.

Conteúdo

O que fazer em Paraty? Confira

Com ótimas opções de passeios e mergulhos, caso ame ar livre e natureza, a cidade de Paraty é ideal para você. Veja na lista abaixo o que há para se fazer:

  1. Conhecendo o Centro Histórico 
  2. Mergulho em Paraty 
  3. Passeio de escuna
  4. Conhecendo as praias 

1 – Mergulhar de cilindro em Paraty 

A segunda dica sobre o que fazer em Paraty é mergulhar de cilindro. Um fato sobre essa região da Costa Verde, é que a cidade faz parte da Baía de Ilha Grande, e por isso é possível encontrar em suas águas calmas uma rica vida marinha e muitos naufrágios para visualizar.

Entre o que se pode encontrar nesse passeio de mergulho de cilindro são muitas espécies de peixes coloridos e uma diversidade de corais. 

Para tornar toda a experiência ainda mais fantástica, que tal contratar uma experiência de mergulho em Paraty com a gente?

mergulho paraty

2 – Conhecendo o Centro Histórico 

Vamos começar nossas dicas sobre o que fazer em Paraty fugindo um pouco do óbvio. Sabemos que a região é bastante procurada por suas praias e por toda a beleza natural da sua vegetação.

Mas é preciso dizer que a cidade possui opções fora dessa rota, mas igualmente apaixonantes. E nossa indicação da vez fica por conta do Centro Histórico. Cheio de arte e cultura, o centro de Paraty possui um dos maiores cartões postais: o casario de Paraty. 

Além disso, uma curiosidade bem divertida é que a cidade em si foi planejada para se adaptar às marés altas, sendo assim, ao passear pelas ruas do centro provavelmente irá notar que todas as construções são feitas um degrau acima do normal.

Além dos edifícios tombados, as igrejas de Paraty são um espetáculo à parte. E se gosta muito de conhecer a história local, e descobrir curiosidades como as citadas acima, procure fazer um tour. Há ótimas opções gratuitas.

3 – Passeio de Escuna 

A verdade é que há muitas opções sobre o que fazer em Paraty. A nossa próxima dica é o passeio de escuna. 

Um dos mais procurados da cidade, os barcos saem todos os dias bem cedo. E você pode tanto contratar diretamente do local de onde sai, como em agências especializadas.

Além disso, o passeio inclui a parada em alguns pontos turísticos maravilhosos da região, como a Praia Vermelha, Lagoa Azul, Ilha Comprida e outras. É bom lembrar que o roteiro pode ser alterado de acordo com a empresa. 

Além disso, precisamos dizer que a vista é de tirar o fôlego. Um dos pontos altos é o pôr do sol. Caso seja um amante de fotografias, nós te damos uma dica bem legal para fazer um registro fora de série. 

Experimente posicionar a câmera no momento que o barco estiver se afastando do píer e aponte em direção ao casario de Paraty, que está localizado no centro histórico. Pronto, terá uma foto de lembrança incrível. 

4 – Conhecendo as Praias 

Praia do Pontal 

Agora está na hora de falar sobre as praias. Muitas pessoas quando pensam no que fazer em Paraty tentam encontrar as melhores praias para visitar e curtir as férias. 

A primeira praia que indicamos é a Praia do Pontal, que fica bem perto do centro da cidade. Apesar de não ser a opção mais procurada para banhos, ela oferece uma ótima infraestrutura com restaurantes e bares.

Então se está em busca de um lugar para descansar e tomar um sol, ou mesmo para beber bons drinks à beira mar, a Praia do Pontal é ideal. 

Praia do Jabaquara 

A segunda indicação de praia em Paraty fica por conta da Praia do Jabaquara. Apesar de não ter tantas opções de restaurantes, essa praia é a resposta ideal de quem busca um refugiado.

Indicada para famílias com crianças pequenas, ou aos que são apaixonados por praticar algum esporte aquático, a Praia do Jabaquara oferece tudo e um pouco mais. 

Com suas águas calmas e escuras, devido ao mangue, você pode também se hospedar na região. 

Praia da Lula

A nossa última é uma das principais praias do litoral carioca. Com uma beleza e vegetação exuberante, a Praia da Lua tem um visual arrebatador. 

Inclusive, a praia está como uma das primeiras paradas dos passeios de barco que saem todos os dias da cidade. Então, se prepare para a ver bem cheia. Mas uma dica é tentar ir “contra a maré” e deixar a praia por último no seu roteiro.

E essas foram as dicas que separamos sobre o que fazer em Paraty. Sabemos que há muitas outras. Então se está querendo curtir alguns dias de sol, coloque essa cidade da Costa Verde como opção e boas férias.

Inscreva-se em nossa newsletter e fiquei ligado nas novidades!

Categorias

Reserve seu mergulho com a gente 

Sem necessidade de experiência prévia :)

Perguntas frequentes

Para mergulhar não precisa de nenhuma experiência prévia, nem sequer saber nadar! Durante o mergulho de batismo o instrutor credenciado fica junto com você, garantindo segurança e maior qualidade para seu passeio.

Não é preciso saber nada para mergulhar de cilindro pela primeira vez. 
O equipamento de mergulho possui um sistema de flutuabilidade próprio e você também estará 100% do tempo acompanhado de um instrutor.

A idade mínima oficial para que uma criança possa ter a primeira experiência de mergulhar é de 10 anos, mesma idade para a realização de cursos de certificações.  Não há limite máximo de idade para realizar o mergulho.

O mergulho é um esporte muito tranquilo, porém continua sendo um esporte e requer algumas atenções. Se seguida todas as boas práticas e precauções o mergulho é considerado um dos esportes de aventura mais seguros do mundo.

Mergulho de batismo é uma modalidade para iniciantes, sem necessidade de experiência e com acompanhamento integral de um instrutor.
Mergulho credenciado são mergulhos que requerem uma certificação de mergulho.
Curso de mergulho é o processo para se adquirir uma certificação de mergulho.

Quadros clínicos de doenças cardiacas, respiratórias, convulções e diabetes tratadas com insulina podem inviabilizar a prática do mergulho, consulte um médico especializado. Não recomendado mergulhar com quadros de gripe, resfriados, congestão nasal ou perfuração de tímpano. Gestantes não podem mergulhar.

Claro! Há um valor distinto para acompanhantes. Clicando em “Consultar Agenda”, selecione a opção “acompanhante + snorkel”, de brinde é oferecido equipamento completo para realizar o snorkel (mergulho de superfície).

Sim, nosso sistema é todo integrado através de nosso site. Ao completar a reserva online, sua vaga ja estará garantida  e você receberá todas as informações necessárias via e-mail no mesmo momento.

Para o mergulho são fornecidas roupas neoprene de 3mm ou 5mm que mantém o calor e temperatura corporal. 

Buscamos sempre trabalhar com nosso melhor valor, já bastante competitivo no mercado dada a qualidade de serviço oferecido, com equipamentos de ponta e instrutores altamente capacitados e credenciados.
 
Mesmo para grupos grandes este é o valor que praticamos. Ainda oferecemos condições diferenciadas de pagamento, podendo parcelar em até 3x s/ juros o seu mergulho.

Possuímos roupas de mergulho para pessoas de até 110kg a 130kg. Irá depender do local de mergulho, nos consulte no whatsapp.

Confira nossos outros conteúdos

Conhecimento sobre diversas áreas do mergulho, curiosidades e pontos de mergulho.

plugins premium WordPress
pt_BRPT