Uma dica para quem quer viajar com pouco dinheiro e mesmo assim ter experiências incríveis: é melhor ir para a cidade de Bonito, onde você pode aproveitar as belíssimas cachoeiras e a paisagem de tirar o fôlego.
É uma área pouco conhecida, provavelmente devido à sua localização isolada no centro-oeste do país, transformou-se na capital do ecoturismo brasileiro, mas não é por menos.
Margens de rios com águas cristalinas, lar de uma impressionante variedade de peixes e vegetação subaquática com um gradiente extraordinário, isso é Bonito. Uma espécie de aquário natural!
O que fazer em Bonito? Um breve resumo:
- Mergulho do Cilindro em Bonito
- Snorkel do Rio da Prata
- Conheça o Parque Arqueológico
- Tracking em Bonito
- Trilhas mais famosas
- Passar o dia em Bonito
Conteúdo
1. Mergulho de cilindro em Bonito
Os rios e lagos de Bonito MS Brasil são incrivelmente transparentes. Mergulhadores ainda mais experientes encontram lugares com níveis de visibilidade que nunca haviam vistos antes!
Pelo contrário do que muitos pensam de que o mergulho de cilindro é somente em água salgada, Bonito com sua água doce, traz uma experiência incrível de imersão na natureza.
Por esse motivo, tenho certeza de que encontrará algo inesquecível no Abismos de Anhumas, Lagoa Misteriosa ou no Rio da Prata, há um leque de possibilidades por aqui.
Para saber mais sobre a experiência, acesse Mergulho em Bonito.
2. Snorkel no Rio da Prata
Devido ao alto teor de calcário no solo, as águas ao redor de Bonito estão entre as mais claras do mundo. A reserva natural do Recanto Ecológico Rio da Prata, a 45 quilômetros ao sul de Bonito, merece ser visitada.
Uma ótima oportunidade de flutuar por um pequeno rio com uma roupa de mergulho e se maravilhar com a clareza de tirar o ar dos pulmões, as águas claras são calmas e deslumbrante. Sem comentar sua profundidade de 70 metros.
3. Conheça o Parque Ecológico
O imponente tucano-toco e a arara-de-peito-amarelo são apenas duas das mais de 340 espécies de aves que podem ser admiradas apenas na região do parque ecológico de Bonito.
Existem também cerca de 200 espécies de mamíferos selvagens e quase infinitas espécies diferentes de insetos, anfíbios, répteis, peixes e plantas que a cidade o proporcionará.
Turistas garante já terem vistos tamanduás e tatus em Bonito várias vezes sem ter procurado especificamente por eles. Mesmo papagaios provavelmente estarão no pacote de sua viagem.
Infelizmente, precisa de um pouco mais de sorte para encontrar uma onça, jaguatirica ou lobo-guará.
E, no entanto, a visão de lindos tucanos coloridos, com seus enormes bicos alaranjados e olhos pretos redondos, mais do que compensa isso.
4. Tracking em Bonito
Ao contrário de muitas regiões do mundo, onde animais interessantes são mantidos em cativeiro, onde dificilmente você consegue vê-los, em Bonito você quase pode ter certeza que o impressionante mundo animal realmente cruzará constantemente o seu caminho nas trilhas que decidir fazer por lugares como:
- Boca da Onça;
- Caminho de Boiadeiros;
- Balneário Nascente Azul
E não fica somente nisso, Bonito oferece inúmeras aventuras em meio a paisagem local. Obviamente, um tracking bacana por lá lavará em consideração alguns fatores importantes como sua experiencia com trilhas.
Mas não desanime, certamente, encontrará uma trilha que condiz com suas capacidades. Bonito é muito conhecida por ser também uma cidade acolhedora.
5. Trilhas mais famosas de Bonito
Existem ótimas oportunidades para caminhadas na Serra da Bodoquena, com o bônus de abundantes cachoeiras e piscinas naturais.
O Parque das Cachoeiras (Estrada Aquidauana, a 18 quilômetros de Bonito) possui seis lindas cascatas, pequenas grutas e nascentes refrescantes ideais para um ótimo mergulho.
A Estância Mimosa (Estrada Bodoquena, a 26 quilômetros de Bonito) é uma fazenda vizinha que compartilha as mesmas seis quedas e lança uma sétima para completar a caminhada.
6. Passar o dia em Bonito
A forte restrição do turismo a alguns passeios por dia, cada um com um pequeno grupo de pessoas, contribui de forma duradoura para a proteção do ambiente e das espécies da região.
É fundamental que mantenha sempre uma programação para que possa conhecer pontos como a:
Gruta do Lago Azul
Uma das atrações imperdíveis de Bonito, a Gruta do Lago Azul é uma caverna profunda adornada com estalactites e estalagmites no fundo da qual se encontra uma lagoa azul.
Esse lago fica com tons variados de turquesa quando atingido pelos raios do sol, que acontece de novembro a janeiro.
Buraco das Araras
Esse é o local preferido de pouso de mais de 40 espécies de aves exóticas, entre elas a arara vermelha. Agora um refúgio ecológico, o Buraco pode ser visitado.
A melhor hora para ver as aves é pela manhã, quando se levantam de seus ninhos e começam a cantar em uníssono.
Gostou de saber o que fazer em Bonito? Acredita que essa são somente algumas das maravilhas que o espera naquele lugar. Veja todos os passeios em Bonito.