São Paulo possui longa extensão de litoral com muitas praias que estão listadas entre as mais bonitas do país, o que faz do estado um verdadeiro contraste entre desenvolvimento urbano e locais paradisíacos e preservados.
Quem diria ainda que o industrializado estado de São Paulo, a maior economia do Brasil contaria com inúmeros pontos excelentes para mergulho que fazem a rota de mergulhadores de todos os níveis que desejam conhecer a fundo as maravilhas do mar do estado?
Confira então os melhores lugares para mergulhar no estado de São Paulo e percorra o litoral paulista conhecendo praias incríveis e natureza marinha inigualável!
Conteúdo
Por que viajar para o litoral paulista? – mergulho em São Paulo
Muitas pessoas que vivem no estado correm para fora dali em épocas de praia e um dos motivos é tentar ficar longe da agitação, mas o fato é que cada dia mais São Paulo é reconhecido pela excelente estrutura e praias que oferecem o melhor para quem visita o lugar.
Contando toda a faixa litorânea, o estado de São Paulo conta com mais de 600 quilômetros de praias que se dividem em regiões chamadas de Baixada Santista, Litoral Sul e Litoral Norte.
Santos, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Bertioga são algumas cidades do litoral da Baixada Santista e são muito visitadas pela proximidade com a capital. Quem deseja fazer um bate e volta na cidade de São Paulo geralmente opta pelo Guarujá ou por Santos.
O litoral Sul se mistura um pouco com a baixada Santista, mas Ilha Comprida, Iguape e Barra do Turvo são cidades que se localizam nessa região e que também recebem turistas em várias épocas do ano.
Mas nada se compara ao litoral Norte de São Paulo. É ali que se encontram a maior parte das praias listadas como as mais bonitas do país, com destaque para Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Maresias.
Quem deseja mergulhar, portanto, possui uma vasta opção de locais que são excelentes pontos de mergulho e que agradam a todos os gostos e perfil de mergulhadores.
Veja os pontos mais indicados para mergulho nas águas do estado de São Paulo e acerte no roteiro!
Laje de Santos
Em Santos, na Baixada Santista, é possível mergulhar em um lugar maravilhoso chamado Laje de Santos, que na verdade é uma ilha que fica no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, famosa área de preservação do mar.
Para chegar até o local de mergulho é necessário tomar uma embarcação a partir de São Vicente e viajar mar adentro por cerca de uma hora e meia ou cerca de 42 quilômetros da costa.
A Laje possui formato de uma baleia gigante com meio quilômetro de comprimento e possui diversos pontos para mergulho que podem ser explorados de acordo com o perfil do mergulhador.
Um dos pontos mais interessantes de mergulho é o Naufrágio Moreia que fica a 22 quilômetros de profundidade, que pode ser visitado por mergulhadores experientes.
Apesar de naufragado, o Moreira foi afundado propositalmente para atrair turismo e desenvolver a fauna e a flora no local.
Como a estrutura do navio está instável, não é possível entrar na embarcação, mas a visão de fora já é algo inexplicável.
Para mergulhadores de nível avançado pode ser interessante mergulhar em Calhaus, formação incrível em túnel que possui formato de U com paisagens incríveis.
No entanto, acessar o túnel exige controle de flutuabilidade e certa força para controle da correnteza, por isso o mergulho não é indicado para iniciantes.
Ilha das Cabras
Este é dos principais lugares para mergulhar, com muita fauna marinha e vida de baixo do mar. A ilha das Cabras ficam em Ilhabela, um ponto muito famoso dos mergulhadores.
Praia das Sete Fontes
A Praia das Sete Fontes se localiza no município de Ubatuba, um dos mais visitados no litoral paulista. Quem conhece essa praia não esquece mais, já que a impressão de estar diante de um cenário de filme é muito forte.
Ela possui abrigo de vento, o que torna o mar muito calmo e quase sem correntezas. Suas águas cristalinas impressionam mesmo quem vem até o local somente para aproveitar a praia.
A Praia das Sete Fontes faz parte da Ilha Anchieta que também possui outros pontos para mergulho, onde a visibilidade pode chegar a 12 metros e a profundidade a 18.
Praia de Castelhanos
Essa é uma lindíssima praia localizada em Ilhabela que oferece uma excelente opção para mergulho no litoral paulista.
A Praia de Castelhanos possui areias muito claras e está situada em um local de Mata Atlântica muito preservada, ideal para banhos de mar e mergulhos em regiões mais profundas.
Uma curiosidade sobre o local é que não é possível chegar até a praia de veículos comuns, somente de motocicletas ou 4X4, já que os automóveis não dão conta da trilha.
Dessa forma, quem decide se aventurar pela Praia precisa ir andando pela trilha de 15 quilômetros, a não ser que esteja em um desses meios de transporte.
Mas de barco também é possível chegar até o local e, para os mergulhos que exigem equipamento pesado, essa é a melhor estratégia.
Apesar de ser um tanto isolada, já é possível encontrar hospedagem na Praia de Castelhanos, uma excelente opção para quem, além do mergulho, pretende aproveitar a natureza exuberante do local.
Ilha das Couves
A Ilha das Couves é outra das grandes maravilhas de Ubatuba. Quem pretende mergulhar pelo estado de São Paulo não pode deixar essa cidade do litoral Norte fora da rota dos mergulhos.
A Ilha é formada por duas pequenas praias e é também a formação em Ubatuba que está mais distante do continente e a grande vantagem dos mergulhos no local é que eles não são exclusivos para mergulhadores experientes.
Assim, quem decide apreciar bem de perto o fundo do mar da Ilha das Couves pode ir sem medo de conhecer uma das mais belas praias do Brasil com águas cristalinas e vida marinha única!
Lagoinha
Também em Ubatuba, Lagoinha já se tornou destino certo de quem vem até a cidade para mergulhar. O lugar tem mar muito calmo e os mergulhadores costumam fazer uma pequena trilha com seus equipamentos até chegar a um local chamado Bonetinho e a partir dali ir margeando as pedras.
É possível ver cardumes inteiros de peixes coloridos e abundante vida marinha em um cenário que mais se parece com um aquário natural!
Cemitério das embarcações em Ilhabela
Nem todos sabem, mas Ilhabela possui o maior cemitério de naufrágios de toda a costa brasileira, o que faz do local um ponto ainda mais procurado por turistas de todo o Brasil.
O fato de muitos navios e outros tipos de embarcação terem naufragado em Ilhabela atrai explicações mais diversas, mantendo um ar místico no lugar que, na opinião de muitos seria cercado por maldições e até suposições de magnetismos de fundo de mar.
Existem mais de 10 naufrágios no local e entre os principais que podem ser visitados por mergulhadores estão:
Um navio a vapor naufragado em Ilhabela no ano de 1882 e que saiu de Santos com destino a Nova York para transportar sacas de café. Por incrível que pareça, o mau tempo jogou o Crest para o costão, onde acabou naufragando.
Guarany, que levava quase dois mil homens a bordo, sendo um rebocador do exército que colidiu com outro navio, o Borborema, provocando o naufrágio do Guarany.
O navio ainda pode ser visitado e agora serve de abrigo para a exuberante vida marinha de Ilhabela.
Velásquez, um transatlântico que atracou em Santos saído de Buenos Aires e que carregava muitas sacas de café, além de passageiros que iriam para Nova York.
O navio também se chocou com pedras em Bustamante devido à neblina que provocou erros de navegação.
É um dos navios mais visitados porque o acesso até o local é fácil, portanto, mesmo mergulhadores sem tanta experiência podem visitar os peixes coloridos que vivem no local.
Dart, um cargueiro que também transportava café para os Estados Unidos e que naufragou no ano de 1884 após bater contra a laje do Sapata e terminar por naufragar em Ilhabela.
Para a população da região, o Dart é chamado de navio das louças porque era possível encontrar muitas louças inglesas em seu interior com o brasão oficial da realeza.
Aymoré, navio brasileiro construído no ano de 1883 que era um cargueiro naufragado no local devido à forte neblina. Apesar de ter ficado por muito tempo encalhado após o acidente em 1920, não foi possível rebocar o grande cargueiro, que terminou naufragando e agora serve de ponto turístico para mergulhadores em Ilhabela.
Bora mergulhar em São Paulo?
Se você já conferiu os melhores pontos para mergulho no estado de São Paulo, não deixe de criar seu roteiro e aproveitar as belezas do fundo do mar que pode incluir as praias mais bonitas do país, que ainda contam com estrutura excelente para receber visitantes.
A grande vantagem de mergulhar no estado de São Paulo é que existe certa facilidade em encontrar equipamentos, fazer locação e aderir às expedições para mergulhos em diversos lugares. Assim, quem mergulha em São Paulo provavelmente se tornará mergulhador experiente em pouco tempo!