Santa Catarina é um estado riquíssimo em cultura, com fortes marcas da imigração européia que veio para o Brasil. Um bom exemplo são as festas como a Oktoberfest, famosa pelas cervejas locais e por remeter à cultura alemã que se instalou na região.
Mas é também no estado de Santa Catarina que podemos encontrar algumas das praias mais bonitas do país, sendo locais famosos de mergulho, buscados por mergulhadores que desejam conhecer o fundo do mar de um dos estados mais peculiares do país.
Preparamos para você um guia com os melhores lugares para mergulhar no estado de Santa Catarina, com dicas, detalhes sobre os pontos e todas as informações que você precisa para selecionar os que mais se adequam a você! Confira!
Conteúdo
Tabela de conteúdos
Mergulhando em Santa Catarina
O mergulho em Santa Catarina é experimentar as maravilhas do fundo do mar de um dos estados mais bonitos do Brasil e também de praias que sempre estão elencadas em listas dos melhores lugares para visitar.
Um bom exemplo é o Mergulho Bombinhas, um verdadeiro paraíso que recebe centenas de visitantes todos os finais de semana em alta temporada, inclusive muitos turistas internacionais costumam visitar o estado devido à região fronteiriça com Argentina e proximidade com outros países da América do Sul.
Como a qualidade de vida do estado é alta em relação a outras regiões do país, também a estrutura hoteleira, das ruas e qualidade dos serviços não deixa nada a desejar, mesmo em períodos mais cheios.
Uma questão a se considerar quando o roteiro de mergulho inclui Santa Catarina é que o trânsito em alta temporada e feriados pelas rodovias que leva às praias costuma acumular engarrafamentos quilométricos, o que pode fazer com que a ida de uma praia a outra demore muito tempo.
Assim, uma boa ideia é buscar transportes alternativos como motocicletas ou para quem não é fã desse tipo de aventura, ir até Florianópolis de avião e de lá se deslocar para outros pontos, reduzindo assim o tempo no trânsito.
De forma geral, é bastante possível fazer uma rota que coloque os deslocamentos para outras cidades e praias em dias menos movimentados. De todas as formas, caso você goste mesmo é das praias lotadas, o mergulho será uma experiência incrível, em qualquer época do ano! Veja aqui todas experiências e passeios em Florianópolis.
Melhores pontos para mergulhar
Confira as melhores opções de lugares para mergulho em Santa Catarina e desfrute do fundo do mar de um estado maravilhoso!
Ilha do Xavier
Localizada na Praia Mole, a Ilha do Xavier é protegida do vento leste e possui profundidade máxima de dezoito metros, mas alguns locais não passam de cinco, o que faz com que mergulha ali tanto mergulhadores de nível mais avançado quanto iniciantes. Com o Ikigai, você pode mergulhar na Ilha do Xavier, veja mais sobre nossa experiência Mergulho Florianópolis – Ilha do Xavier.
A parte mais ao sul da Ilha conta com um salão submarino que é um aquário gigante, abrigando uma quantidade muito grande de peixes, o que provoca uma vista impressionante para quem mergulha por ali.
Mas quem adora um naufrágio também pode explorar um na região. O Atuneiro Alalunga VII está entre duas ilhotas próximas à ilha e o local em alguns dias apresenta correnteza mais forte, exigindo pouco mais de perícia do mergulhador.
Ilha do Arvoredo
A Ilha do Arvoredo é considerada como o melhor ponto de mergulho autônomo de todo o Brasil e isso não é pouco, já que o país possui centenas desses lugares.
Assim, quem deseja mergulhar com cilindro ou já pratica mergulho autônomo sabe que a Ilha do Arvoredo é destino obrigatório!
A Ilha fica localizada a cerca de 17 quilômetros de Bombinhas e reúne uma das maiores diversidades de animais marinhos de Santa Catarina, podendo ser observada por mergulhadores que visitam o local.
Em geral, a visibilidade da Ilha do Arvoredo é excelente e varia entre de 10ª a até 18 metros, dependendo da transparência do mar. O ponto mais fundo chega a trinta metros de profundidade.
O melhor da Ilha do Arvoredo é que ela não possui só um ponto de saída para mergulho, mas vários lugares que proporcionam experiências incríveis em mergulho autônomo. Conheça os principais:
Saco do Capim é uma pequena baía localizada a sudoeste da Ilha e se encontra abrigada do vento que vem do Nordeste, portanto no verão segue sendo um lugar de mar calmo sem tanta correnteza.
Mergulhar no Saco do Capim é também uma chance de observar um famoso naufrágio, o Granada, que se encontra no fundo do mar local. O barco era de pesca e possuía casco em madeira. Seus destroços podem ser vistos por quem mergulha no local, que também conta com muitas tartarugas marinhas e badejos.
Saco do Batismo, como o próprio nome diz, é o local mais indicado para iniciantes em mergulho com cilindro. Ali ocorrem dezenas de batismos de mergulho todos os dias, já que o mar do local quase não possui correntezas.
A profundidade no Saco do Batismo não passa de oito metros e seu fundo rochoso é um verdadeiro espetáculo para quem mergulha pela primeira vez!
Baía das Tartarugas, também é ideal para quem possui apenas o nível básico ou está iniciando sua vida de mergulhos e chega a 12 metros de profundidade.
O fundo da Baía é feito de pequenas lajes, que são formações rochosas onde as tartarugas costumam ficar, por isso o nome da baía. Existe ainda uma gruta que pode ser visitada com auxílio de um mergulhador mais experiente.
Baia do Engenho, que é um local muito famoso para treinamentos de mergulho. Por ser considerado um ponto de mergulho muito seguro com variação grande de profundidade, os mergulhadores de todos os níveis fazem seus treinamentos ali, sendo possível, inclusive, receber certificação.
Ponta do Farol, que é o ponto de mergulho mais profundo da Ilha, chegando a 33 metros por isso, é indicado apenas para mergulhadores de nível avançado.
O mergulho no local, no entanto, é muito bonito e é a passagem de diversos cardumes de peixes coloridos que podem ser vistos por quem mergulha por ali.
Ilha do Macuco, Bombinhas
Também localizada em Bombinhas, a Ilha do Macuco fica a oeste da Ilha do Arvoredo.
Também é chamada de Ilha do Amendoim e se tornou muito famosa pela beleza e pelas águas muito calmas que atraem mergulhadores de todos os lados do Brasil.
A Ilha é linda e recoberta pela Mata Atlântica e, no fundo, de suas águas está um naufrágio que também pode ser visitado. Os escombros do Órion, que afundou em 1912, recebem muitos mergulhadores que buscam observar a vida marinha que se formou no lugar.
O navio havia saído do Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires, mas terminou naufragando em Bombinhas.
Conheça todos nossos passeios em Bombinhas.
Ilha das Aranhas
A Ilha das Aranhas fica localizada na costa de Florianópolis e, na verdade, é formada por duas ilhotas, a Aranha Grande e a Aranha Pequena. Às duas ilhotas ficam entre a praia do Santinho e a praia de Moçambique.
Uma característica interessante da Ilha das Aranhas é que ela não possui praia, mas as sete fendas que ficam na região fazem o point de mergulhadores que vão até o local.
Em alguns pontos dessas vendas a profundidade pode chegar a até trinta metros, exigindo certa experiência, mas, em geral, é um mergulho com ótima visibilidade com observação da rica vida marinha das Ilhas.
Ilha Mata Fome
Apesar da pouca profundidade, não passa de 12 metros, o que faz da Ilha o lugar ideal para mergulhos de todos os níveis, no lugar também existe um aquário gigante com a presença de uma quantidade gigantesca de peixes, sendo um dos mergulhos mais bonitos do estado.
Portobello
Portobello possui uma atração diferenciada em termos de mergulho: trilhas submarinas mapeadas! Essa atração inovadora faz com que seja possível o mergulho de qualquer pessoa no local, mesmo sem experiência alguma em mergulho.
A fauna e flora do local são lindíssimas e muitos monitores oferecem o passeio, inclusive para crianças que podem mergulhar e se divertir. Uma ótima opção para quem deseja mergulhar em família!
Garopaba
Garopaba, apesar de não ser tão famosa para mergulho quanto os pontos de Bombinhas e Florianópolis apresenta ótimas opções para quem pretende explorar a fundo o estado de Santa Catarina.
Uma atração a mais no roteiro de Garopaba é que ela é caminho das baleias Franca, sendo o único lugar do Brasil onde é possível observar filhotes junto com as mães dessa espécie.
Em Garopaba os principais pontos de mergulho são as Ilhas do Coral, Moleques do Sul e Ilhote do Siriú.