O estado do Rio de Janeiro oferece uma variedade incrível de praias e passeios por cidades históricas ou centros urbanos modernos, mas também é possível encontrar vilarejos para quem adora um passeio tranquilo.
Opções não faltam para quem percorre o Rio de Janeiro e o mesmo acontece com os pontos de mergulho! Mergulhar pelo Rio é uma das melhores opções para quem adora apreciar as maravilhas do fundo do mar em cidades de beleza exuberante!
/yoast
Preparamos um guia contendo os melhores pontos de mergulho do estado do Rio de Janeiro para que mergulhadores de todos os níveis possam se inspirar e fazer passeios realmente inesquecíveis!
Conteúdo
Tabela de conteúdos
Passeios pelas praias do Rio de Janeiro
Além da cidade do Rio de Janeiro que já é, por si mesma, uma atração para todos os gostos, incluindo os mergulhos na cidade que oferecem inúmeras vantagens como pouca distância da costa e águas muito limpas em praias oceânicas, ainda temos muitas outras cidades no estado com opções para mergulho.
Isso porque o estado do Rio de Janeiro possui uma costa litorânea muito variada com lugares que podem ser visitados aos poucos ou de norte a sul para quem pretende fazer uma rota de mais tempo.
Não há uma só lista contendo as praias mais bonitas do país que não inclua diversas praias do litoral fluminense, sendo ainda o mergulho uma prática já bem estruturada em vários desses locais.
Podemos dividir o litoral do estado do Rio de Janeiro em região metropolitana, que é a parte do estado que abriga a capital e cidades ao entorno imediato, Costa verde, que é formada pelo Litoral Sul, contendo cidades como Paraty, Angra dos Reis e Ilhabela e ainda a Costa do Sol, como é conhecida a região de Arraial do Cabo e outras cidades da região dos Lagos.
Para uma boa exploração de mergulho em todo o estado seriam necessárias várias viagens porque os pontos são muitos, mas listamos os mais conhecidos e importantes para quem deseja pensar em um roteiro exclusivo no estado do Rio de Janeiro ou que inclua algumas praias do estado.
Veja onde mergulhar com segurança e melhores passeios em Rio de Janeiro.
Onde mergulhar no estado do Rio de Janeiro
Confira a seguir os melhores pontos para saídas de mergulho no estado do Rio de Janeiro e aprecie a variada vida marinha do litoral fluminense.
Ponta da Jararaca, Arraial do Cabo.
Além de ser um excelente ponto de mergulho em uma das cidades mais bonitas do Rio de Janeiro, em Ponta da Jararaca é possível encontrar o naufrágio Teixeirinha, um barco a vapor naufragado no local que já se tornou atração turística.
Além do navio, as rochas formam grandes blocos que abrigam animais e vegetação diversa. O fundo do mar local também é bastante rochoso e costuma ser fácil vislumbrar lagostas e garoupas dependendo da época do ano.
Veja a experiência de Mergulho em Arraial do Cabo e mergulhe com a gente.
Forte de Copacabana, Rio de Janeiro
É possível mergulhar em plena Copacabana no Rio de Janeiro, que é considerada uma das praias mais democráticas para mergulhos no estado.
O Forte de Copacabana costuma ser ideal para quem gosta de realizar mergulhos livres, mas em trechos mais profundos é possível mergulhar com cilindro, com apoio de um profissional devido à correnteza do local.
Praia Vermelha, Angra dos Reis
Essa é uma das praias brasileiras mais visitadas por turistas estrangeiros devido à beleza e também pela proximidade com a cidade do Rio de Janeiro.
Um dos motivos que levam muitos mergulhadores à praia é a grande quantidade de naufrágios no local, o que criou inclusive mitos de que o fundo do mar da região seria magnético.
O que se sabe, na realidade, é que a relativa proximidade com o porto de Santos e o local de forte neblina fazia com que navios afundaram na região em épocas em que a navegação não contava com aparelhos tão sofisticados quanto hoje.
Existem mais de dez grandes naufrágios na região e quem mergulha por ali poderá visitar os escombros e as histórias dessas embarcações, além de observar a riqueza da vida marinha que cresce nesses lugares, servindo de abrigo para moreias, corais e outros animais.
Ilha de Gravatás, Búzios
Esse é um local indicado para mergulhadores já credenciados, mas é considerado o melhor ponto de mergulho da região de Búzios.
A Ilha de Gravatás fica no caminho para a Ilha de Âncora e conta com um grande paredão formado por pedras e o ponto mais fundo chega a trinta metros, fazendo com que o mergulho de cilindro seja uma experiência inesquecível.
Quem nunca viu uma raia ao mergulhar certamente encontrará ao menos uma no fundo do mar da Ilha de Gravatás, mas também é um lugar com vasta presença de moreias e muitos peixes coloridos.
Paraty
Paraty é um destino turístico internacional com atrações que variam desde as famosas feiras do Livro, festivais de música, passeios pelo centro histórico do lugar e ainda praias diversas que podem ser visitadas por quem vai até a cidade. Veja mais detalhes sobre a experiência de mergulhar em Mergulho Paraty.
Mas o mergulho também é uma potente atividade em Paraty, que conta com ao menos sete importantes pontos de mergulhos, o que faz da cidade um dos principais locais para mergulho no estado do Rio de Janeiro.
Entre eles podemos citar a Ilha dos Meros, que recebe tanto mergulhadores mais experientes como iniciantes e ainda oferece atrações como um avião que foi naufragado no local e uma estátua do Cristo Redentor que foi colocada no fundo do mar como atração turística simbólica para o mergulho no Rio.
A Ilha dos Cocos também é um ponto de mergulho famoso em Paraty pelas águas muito claras que oferecem cavernas no fundo do mar. Para mergulhar nessas formações é necessária uma certa experiência em mergulho.
O que faz da Ilha dos Cocos um destino muito buscado por quem mergulha é o grande número de polvos que mudam de cor conforme o cenário marinho e que se tornam atração para fotos no fundo do mar.
Conheça todos passeios de Paraty.
Ponta dos ferreiros, Arraial do Cabo
A Ponta dos Ferreiros, em Arraial do Cabo, é outro grande ponto de mergulho do estado do Rio de Janeiro que faz a viagem realmente valer a pena.
Uma das grandes vantagens de mergulhar em Arraial é que as águas geladas são um refresco diante do calor do estado do Rio.
O lugar apresenta muitas correntezas, portanto é indicado para mergulhadores com certa experiência. A profundidade em dias de maré mais alta pode chegar a quase 40 metros, uma excelente oportunidade para mergulho de cilindro!
Gruta Azul, Arraial do Cabo
A Gruta Azul é um dos destinos de mergulho mais famosos do estado do Rio de Janeiro, sendo inclusive foco de várias reportagens de emissoras famosas que mostram o fundo do mar nesse mergulho incrível.
A gruta fica localizada em uma área de preservação ambiental da região dos Lagos, por isso o fundo do mar está praticamente intocado por mãos humanas, o que faz da vida marinha ainda mais abundante.
O nome de Gruta Azul foi dado porque a gruta fica completamente azul quando o sol bate em sua entrada, refletido pelas águas de Arraial do Cabo.
Como todo mergulho em grutas, exige certa experiência dos mergulhadores, com o cuidado de controlar bem a flutuabilidade e se orientar dentro do espaço da gruta, além de cuidar para que o cilindro não esbarre nas paredes internas do local.
Vejas todos nossos passeios no Rio de Janeiro.
Naufrágios da costa brasileira
No estado do Rio de Janeiro, assim como em quase toda a costa litorânea brasileira, é possível mergulhar por naufrágios famosos e até adentrar na estrutura de navios que afundam nos mares da região.
Mas você sabia que a costa brasileira é um verdadeiro cemitério de navios submersos e que toda essa riqueza e história pode ser vista por quem mergulha? Muitos mergulhadores consideram os naufrágios como se fossem um mundo paralelo, dada a beleza da vida marinha que se constrói nesses locais.
O Brasil possui mais de oito mil navios afundados em sua costa, um número bastante expressivo e, embora nem todos possam ser visitados devido às condições da estrutura ou localização, grande parte se tornou pontos turísticos embaixo d ‘ água.
Visitar naufrágios não significa somente observar a riquíssima vida marinha ou mergulhar por um lugar diferente, mas também contar a história de determinada civilização em uma época.
Em geral, quando visitamos naufrágios submersos temos acesso a histórias que nunca imaginávamos saber. Detalhes sobre a tripulação, passageiros, rota e motivo pelo qual a embarcação afundou nos esclarecem mais sobre como era a vida na época do naufrágio.
Agora que você já conhece grande parte da riqueza dos pontos de mergulho do estado do Rio de Janeiro não pode perder a chance de mergulhar por um dos estados mais bonitos do país!
Construa sua rota de mergulho e viaje por lugares incríveis, observando a vida marinha e praticando um dos esportes mais procurados da atualidade!