Você quer mergulhar pela primeira vez, mas só o pensamento já provoca nervosismo? Então este guia foi feito para você! Neste guia de mergulho para iniciantes você encontrará tudo o que você precisa saber para se familiarizar com este esporte e entender que ele tem tudo para ser seu grande novo hobby.
O mundo subaquático é habitado por milhares de espécies de plantas e animais marinhos. Desse modo, quando você pratica o mergulho, é possível se deparar com as mais incríveis paisagens, fauna e flora exótica, plantas aquáticas e outras belezas.
Se você é uma daquelas almas aventureiras e não se contenta em observar a vida marinha somente pela TV, então não perca mais tempo e venha mergulhar nesse mundo fascinante e único. Confira!
Conteúdo
Opções de mergulho para iniciantes
Vamos iniciar o conteúdo com as opções de mergulho disponíveis para iniciantes, a fim de que você as possa conhecer melhor e concluir qual a melhor para você.
1. Mergulho de batismo
Quem sonha em praticar mergulho, porém, não tem nenhuma experiência no assunto, tem a possibilidade de conhecer o mundo subaquático através do mergulho de batismo.
Esse tipo de mergulho para iniciantes é voltado para as pessoas que nunca fizeram um curso de mergulho, ou até mesmo, nunca mergulharam na vida, não precisando nem mesmo saber nadar.
Isso porque, as atividades são realizadas em locais propícios para os iniciantes e, claro, com o acompanhamento de um profissional capacitado.
Qualquer pessoa, praticamente, que tenha idade acima de 10 anos pode realizar o mergulho de batismo.
Nesta modalidade, o instrutor realiza um breve treinamento, com as principais informações necessárias para a prática do mergulho com segurança e para que você possa aproveitar ao máximo essa experiência.
Os equipamentos que o mergulhador vai precisar geralmente são oferecidos pelas próprias operadoras de mergulho, tais como nadadeiras, máscara, regulador de pressão e profundidade, colete equilibrador, cilindro com ar, entre outros.
A depender da temperatura da água do local, o mergulhador pode usar, ainda, a roupa neoprene, destinada a evitar que o corpo não perca o calor.
No mergulho de batismo, os mergulhadores podem atingir uma profundidade de até 12 metros de profundidade, já sendo mais que suficiente para que o praticante consiga se encantar com a vida marinha.
O Ikigai Experience oferece diversas experiências de mergulho.
2. Mergulho Discovery Scuba Diving
Outro tipo de mergulho para iniciantes é o Discovery Scuba Diving, um programa de introdução ao mergulho autônomo, sendo um dos mais populares e flexíveis do planeta.
O programa é oferecido por operadoras certificadas PADI, uma das certificadoras mais respeitadas no mundo, sendo uma das referências quando o assunto é mergulho.
Esta modalidade é perfeita para quem também não tem nenhuma experiência em mergulho, não sente que é momento de mergulhar em um curso de certificação, mas está buscando uma experiência rápida porém imersiva no mergulho.
Um profissional qualificado PADI será encarregado de fornecer um detalhado e breve resumo sobre comunicação debaixo da água, efeitos decorrentes da pressão da água, funcionamento dos equipamentos de mergulho e prática da atividade com segurança.
Grande vantagem dessa modalidade, também decorre de que os aprendizados podem ser utilizados como créditos para o curso de Open Water Diver da PADI.
Normalmente o Discovery Scuba Diving é realizado em duas sessões de mergulho.
A primeira sessão do programa se trata da prática do mergulho em uma piscina, onde o aluno vai aprender a respirar através do regulador e a nadar com o equipamento de forma mais eficiente.
Além disso, o iniciante vai aprender certas habilidades que são ensinadas no curso básico de mergulho.
Na segunda sessão, a prática normalmente acontece no mar, em locais próprios para iniciantes e respeitando a profundidade máxima de 12 metros
Nesse programa, o aluno acaba adquirindo mais autonomia ao mergulhar, ao contrário do batismo, onde o praticante mergulha com total suporte de um instrutor.
3. Programa de Mergulho Bubblemaker
Para os baixinhos, escolas e operadoras PADI ainda podem oferecer o Programa de Mergulho Bubblemaker.
Este é um programa voltado para crianças, a partir de 8 anos de idade, com objetivo de possibilitar a introdução dos baixinhos no mundo do mergulho.
O Bubblemaker pode ser realizado tanto em piscinas quanto no mar, respeitando uma profundidade máxima de apenas 2 metros de profundidade.
Sem necessidade de nenhuma experiência ou treinamento prévio, o programa Bubblemaker é diversão certa para crianças e famílias.
4. Curso de mergulho para iniciantes
O mergulhador iniciante, tem a possibilidade, ainda, de fazer um curso, onde ele vai aprender tudo o que precisa saber para praticar o mergulho autônomo de maneira segura.
Diferente do que ocorre com o mergulho de batismo, onde são transmitidas ao praticante apenas as instruções mais básicas, no curso de mergulho o aluno passa por uma trajetória envolvendo 3 importantes etapas antes que receba a certificação. Veja cada uma delas a seguir.
4.1 Aulas teóricas
As aulas teóricas são ministradas, geralmente, por meio dos materiais didáticos que são elaborados pela certificadora de mergulho que a escola adota.
Nessa etapa, o aluno aprende os conceitos básicos de mergulho relacionados a equipamentos, técnicas, entre outros.
4.2 Aulas práticas em uma piscina
Depois da teoria, é hora da prática, a qual é realizada, inicialmente, em uma piscina.
As aulas contam com o suporte de instrutores, sendo o momento ideal para o aluno aprender como fazer a montagem e desmontagem dos equipamentos, entre outras técnicas.
No final das aulas práticas, certamente o aluno vai se sentir mais familiarizado com a atividade e, consequentemente, mais preparado para encarar o mergulho no mar.
4.3 Mergulho no mar
O curso é concluído com o mergulho no mar. A escola é responsável por organizar o evento e cuidar de cada detalhe.
Nessa última etapa, o aluno continua recebendo o suporte dos instrutores, os quais vão repassar as técnicas que foram ensinadas na piscina.
Os cursos possuem uma duração que pode variar entre 3 a 5 dias, dependendo da escola de mergulho e dos meios de ensino.
Ao final do curso, ele vai receber um certificado, garantindo sua total aptidão para praticar a atividade em qualquer local do país e do mundo, sem a necessidade de ser acompanhado por um instrutor.
Depois que você finalizar o curso completo, poderá mergulhar em qualquer lugar do mundo como um credenciado!
Dicas de mergulho para iniciantes
Agora que você já está praticamente familiarizado com o mundo do mergulho, é hora de concluir o presente conteúdo com as dicas mais importantes para quem é iniciante, na prática dessa atividade.
Dê uma atenção especial a cada uma delas, são dicas valiosas e que realmente fazem a diferença quando colocadas em prática. Mas também não se preocupe muito agora, seu instrutor passará por todas elas novamente no dia do seu mergulho. Confira!
1. Relaxe
A primeira dica parece óbvia, porém, é surpreendente a quantidade de pessoas que acabam prejudicando o momento do mergulho por conta de nervosismo e ansiedade.
E a tensão é justificável, afinal, o mergulhador iniciante vai saltar, pela primeira vez, em um ambiente totalmente estranho para ele.
Sem falar na roupa de borracha que fica espremendo o corpo, além dos outros equipamentos de mergulho que acabam incomodando e gerando desconfortos.
No entanto, as circunstâncias não podem ser motivos para ficar ansioso e tenso, afinal, lembre-se de que você estará dando o primeiro passo rumo a um mundo mágico e impactante.
Além disso, é preciso lembrar que você será guiado por um instrutor capacitado e certificado.
Assim, não precisa se preocupar, já que o instrutor ficará te auxiliando durante o percurso, impedindo que você se afogue.
Antes de mergulhar, procure se entreter com aquilo que gosta, seja ouvindo uma boa música, assistindo vídeos divertidos ou mesmo tendo boas conversas com os acompanhantes.
Saiba, ainda, que muitos mergulhadores têm o costume de fazer meditação antes do mergulho, sendo uma boa opção caso você goste, não é mesmo?
Enfim, todo esse preparo de relaxamento vai garantir que a experiência seja vivenciada com mais intensidade.
2. Não prenda a respiração
Outra dica fundamental é não prender a respiração. Para que isso seja evitado, procure soprar um constante fluxo de bolhas nos momentos em que não estiver com o regulador na boca.
Em seguida, insira o regulador e faça a respiração normalmente e de maneira contínua.
3. Deixe os ouvidos equalizados
Quando você estiver mergulhando e descendo para o fundo do mar, é necessário equalizar os ouvidos por conta da pressão da água.
A equalização é feita de forma muito simples: você deve, com a boca fechada, bloquear o nariz e soprar até que sinta os dois ouvidos darem um estalo.
4. Limpeza da máscara de mergulho durante o percurso
Quando se fala em mergulho para iniciantes, é fundamental que o praticante adquira 3 grandes habilidades.
A primeira delas é você ser capaz de fazer a limpeza da sua máscara quando entrar um pouco de água em seu interior.
Além disso, nos casos em que a máscara ficar embaçada, o mergulhador deve deixar que um pouco de água entre dentro dela para, em seguida, fazer sua limpeza.
A segunda habilidade é fazer a limpeza do regulador e manter a boca hidratada.
Quando o mergulho é praticado no mar, é comum que a boca fique seca, caso em que o mergulhador deve retirar o regulador, deixar que um pouco de água entre na boca, expelir e, por fim, colocar o regulador novamente.
E lembre-se: jamais prenda a respiração na hora de retirar o regulador, certo?
A terceira e última habilidade que o mergulhador deve ter se refere a neutralização da flutuabilidade. Você deve estar se perguntando o que é isso e como fazer, né? Mas, calma, tudo será explicado a seguir.
Enquanto você estiver na superfície e com o colete equilibrador, vai estar positivamente dinâmico e, desse modo, irá flutuar.
No entanto, com o mergulho, você vai liberar o ar do colete equilibrador e começar a descer, sendo necessário que um pouco de ar seja adicionado para neutralizar a flutuabilidade.
5. Pratique o mergulho em locais propícios para iniciantes e com profissionais que prezam pela qualidade
Existem milhares de lugares que são perfeitos para o primeiro mergulho. Geralmente, são locais em que a profundidade da água é menor, a visibilidade é boa e mais extensa e o espaço não conta com muitos obstáculos que oferecem risco.
Busque conhecer e pesquisar sobre o ponto de mergulho que está para mergulhar e conhecer os profissionais que irão realizar o mergulho com você.
Operadoras que operam com qualidade, sempre prezam pela melhor experiência para o mergulhador, principalmente os iniciantes, podendo até recusar atendê-los em dias de condições inadequadas.
Afinal, qualquer fator de stress pode ser o suficiente para deixar a experiência não agradável e fazer com que o iniciante não queira mais mergulhar.
Aqui no Ikigai Experience, selecionamos a dedo nossos parceiros e os pontos de mergulho, buscando sempre oferecer uma experiência de diversão garantida aos iniciantes.
6. Procure não tocar em nada
O mundo marinho pode ser cheio de surpresas, sendo importante que o mergulhador vivencie a experiência apenas com a observação, o que já basta para se encantar com as belas paisagens e espécies de animais que habitam as profundezas do mar.
Além disso, buscamos sempre como mergulhadores não interferir na vida marinha, não há experiência e sensação melhor que o simples sentimento de coexistência neste outro mundo que é o fundo do mar.
Em último caso, caso o faça, faço com carinho e atenção e respeito a fauna e flora marinha.
7. Fique atento ao estado de saúde e precauções
A última dica de mergulho para iniciantes está relacionada a uma prévia avaliação de saúde. Mesmo que tranquilo, o mergulho continua sendo um esporte e requer mínimas condições de saúde.
Ele deve ser evitado por quem estiver apresentando desmaio, tonturas, resfriados, diabetes, congestionamento nasal, asma, sinusite, tuberculose, hipertensão, problemas respiratórios ou cardíacos.
Caso você tenha problemas respiratórios, sinusite ou outras doenças graves que comprometam sua saúde, é fundamental que elas sejam devidamente cuidadas antes do mergulho.
Por exemplo, no caso de praticante com sinusite, uma profundidade acima de 5 metros já é o suficiente para que os ouvidos fiquem pressionados, fato que pode causar desconforto e dor.
Além disso, esse tipo de mergulho não deve ser praticado pelas grávidas e pessoas com transtornos emocionais, claustrofóbicas ou terem se submetido a operações recentes.
Assim, é importante que você não comprometa o seu primeiro mergulho, devendo ser realizado somente quando o estado de saúde estiver 100%.
Conclusão do mergulho para iniciantes
Com esse guia completo de mergulho para iniciantes, você está 100% preparado para encarar o fundo do mar, um dos ambientes mais fantásticos e incríveis do mundo, sem sombra de dúvidas.
Convidamos você a conhecer os mergulhos de batismo Ikigai e ter essa primeira experiência fascinante com a gente.
Bora mergulhar?