Você está pronto para enfrentar o desafio do mergulho livre? Não é apenas uma ótima maneira de explorar o mundo subaquático, é também uma excelente opção para manter a forma, conhecer pessoas e aprender mais sobre a vida marinha.
Conteúdo
Como funciona o mergulho livre?
Mergulho em apneia, ou mergulho livre, significa mergulhar o mais longo, o mais longe ou o mais profundo possível, enquanto prende a respiração, ou seja, a base aqui para funcionar é o controle de respiração.
É a forma de mergulho mais antiga e original.
Independentemente de ser “apenas por diversão” ou com ambições desportivas – um bom treino e treino regular é importante para garantir a segurança para si e para o seu parceiro e para aproveitar o tempo.
Qual a experiência do mergulho livre?
Bem diferente de quase todos os esportes do planeta, onde o objetivo é acelerar o coração e aumentar os níveis de adrenalina, o objetivo do mergulho livre é o oposto.
Para entregar a sua melhor versão, o seu corpo precisa relaxar mentalmente e fisicamente. Alguns mergulhadores explicam a sensação como sendo a melhor experiência, já que proporciona o verdadeiro silêncio.
Embora o mergulho tenha sido tradicionalmente um esporte dominado por homens, mais mulheres estão praticando essa atividade hoje em dia, graças à maior conscientização do público sobre seus benefícios para a saúde.
Fora o fato de estar em contato com tartarugas, inúmeros peixes, corais e algas fazem com que tudo seja uma experiência de outro mundo.
Mergulho livre ou em apneia?
Os dois termos significam que o mergulhador está livre de dispositivos técnicos que lhe fornecem oxigênio, como o cilindro de oxigênio, por exemplo.
Além do traje, nadadeiras e a máscara de mergulho, ele só tem o seu próprio ar disponível em seus pulmões para o mergulho.
Apneia e mergulho livre são a mesma coisa, com o termo apneia descrevendo melhor a situação. Então, não se assuste caso veja outra pronúncia para esse desporto.
Mergulho livre em apneia
O mergulho não é apenas um esporte, também pode ser a fonte de relaxamento total em um ambiente sem peso e uma maravilhosa interação com a natureza.
Não importa se o mergulho livre é praticado de forma recreativa ou competitiva, no mar ou em uma cachoeira, mas é muito importante que fique atento quando estiver num mergulho em apneia.
O mergulho em apneia não é sem razão um dos esportes radicais, pois pequenos erros e ignorância acabam fatalmente. Por isso, um conselho amigo.
Nunca pratique sozinho! O chamado apagão vem sem aviso prévio.
Nesse estilo de mergulho, a grande capacidade pulmonar e a aptidão física por si só não manterão um mergulhador debaixo d’água por muito tempo, já que o intuito aqui é ir mais fundo e em repetidas vezes consecutivas.
Apagão em águas rasas
Águas rasas e mergulhos profundos soam muito contraditórios no início, mas são explicados de forma bastante simples. Quanto mais profundo o mergulhador estiver abaixo da superfície da água, maior será a pressão ambiente que pesa sobre ele.
Como resultado, o tórax e os pulmões são cada vez mais apertados e o ar acaba sendo muito mais comprimido.
Isso é seguido por um aumento na pressão parcial de oxigênio, o que leva a um aumento na transferência de oxigênio para o sangue, fornecendo CO2 a todo o corpo.
Então o mergulhador tem oxigênio suficiente lá embaixo por enquanto e um apagão parece bastante improvável neste momento, tudo seria maravilhoso se não fosse pelo caminho de volta.
A coisa mais crítica para o mergulhador é, na verdade, o caminho de volta à superfície da água, e é por isso que muitas vezes se fala de um apagão na volta.
O último terço da subida costuma ser problemático, porque a pressão cai drasticamente, já que o ar respirado e os pulmões se expandem novamente.
Equipamento de mergulho livre
Muito diferente do mergulho autônomo, o equipamento para o mergulho livre é gerenciável e acessível para quase todos os bolsos. Se estiver iniciando nessa modalidade, os seguintes equipamentos serão suficientes:
- Roupa de mergulho;
- Snorkel;
- Nadadeiras.
E então, o que me diz sobre a modalidade mergulho livre? É uma aventura e tanto!