O mergulho em águas profundas é uma prática que exige preparação física e mental. Os mergulhadores podem mergulhar em lagos ou mares, dependendo da área em que pretendem explorar.
O mergulho em águas profundas requer treinamento e um traje de mergulho especializado para ajudar a permanecer debaixo d’água por longos períodos de tempo.
Além do condicionamento físico e mental, os mergulhadores precisam aprender sobre os princípios dessa modalidade e devem sempre usar do bom-senso, antes de entrar na água em profundidades inimagináveis.
Conteúdo
O que é o mergulho profundo?
Como a palavra sugere, o mergulho profundo significa ir a uma profundidade que somente profissionais capacitados são capazes de alcançar. Em geral, mergulhadores iniciantes podem mergulhar a uma profundidade inferior a 18 metros.
Em outras palavras, o mergulho profundo refere-se ao mergulho a uma profundidade de 18 a 40 metros, e mais profundo do que isso é o domínio do mergulho técnico.
Que habilidades e precauções são necessárias?
Existem três grandes riscos nessa modalidade: Em primeiro lugar, o risco de doença da descompressão aumenta.
Quanto mais fundo você for, menor será o tempo de mergulho sem descompressão, cerca de 20 minutos a uma profundidade de 30 metros.
Portanto, é importante gerenciar e verificar com antecedência um plano de mergulho e estar acompanhado de quem entende essa prática.
O segundo é um aumento no consumo de oxigênio. Consumindo cada vez mais ar conforme o mergulho, é imprescindível que aprenda a economizar.
A terceira é a narcose por nitrogênio. Acredita-se que a essa condição ocorra em profundidades acima de 30 metros, mas quanto mais fundo for, maior o risco de desenvolver a doença da descompressão, portanto, é necessário cautela.
Por outro lado, é mais fácil controlar a flutuabilidade, porque há menos mudança na pressão da água do que em águas rasas, o que é muito interessante a ser destacado aqui.
Mergulho em águas profundas riscos
Assim como em todos os esportes do mundo, nesse não seria diferente. Os mais comuns em mergulho profundo são:
distensão pulmonar
O comportamento errado ao emergir tem consequências perigosas. Quando os pulmões se expandem, o ar é forçado a entrar na corrente sanguínea, o que pode levar à paralisia e até à morte.
O alongamento excessivo torna-se perceptível através da dor imediatamente após a superfície e deve ser tratado imediatamente por um médico.
Mal da descompressão
A descompressão adequada, ou seja, reduzindo lentamente a pressão enquanto emergem, é a diferença entre a vida e a morte. Durante a descida, o corpo absorve gases. Estes devem ser entregues novamente quando você emergir.
Se o mergulhador retornar à superfície muito rapidamente, pode ocorrer a temida “doença do caixão” (ou doença da descompressão).
Subir muito rapidamente faz com que bolhas de gás do nitrogênio dissolvido se formem nos vasos, o que leva à embolia gasosa e fluxo sanguíneo insuficiente.
Ruptura do tímpano
De apenas alguns metros, uma picada dolorosa ou assobio no ouvido pode ocorrer durante o mergulho. A causa é a pressão da água que pressiona o tímpano.
Normalmente, a pressão do ouvido interno e a pressão externa se igualam acima da água. Se a pressão externa aumenta quando você desce, o tímpano se dobra para dentro.
A pressão negativa é criada no ouvido interno. Dor e desorientação podem resultar. Na pior das hipóteses, o tímpano até se rompe.
Dicas para um mergulho em águas profundas seguro
Diante de tais perigos, fica claro que só se deve começar a mergulhar se estiver saudável. É por isso que no início de cada etapa do mergulho há um exame de aptidão a ser feito.
Se os semáforos estiverem verdes depois de seu resultado, é importante que procure um bom profissional que, aos poucos, lhe apresentará o assunto de maneiras mais eficientes e efetivas.
Que tipo de mundo o espera?
Embora haja vários riscos, existem criaturas que só podem ser vistas num mergulho em águas profundas, e há mundos perdidos debaixo da água quase inexplorados, aguardando apenas aventureiros.
Além disso, muitos dos naufrágios e cavernas são relativamente profundos, e mesmo que o topo ou a entrada tenha cerca de 10 metros, se seguir em frente, terá pontos que, facilmente, ultrapassam os 20 metros.
Para vivenciar esse estilo de mergulho, depende da sua coragem, da sua condição física naquele momento e das condições do mar.
Consegue encarar uma aventura dessas com a equipe Ikigai?