Você já se questionou sobre o que exatamente um mergulhador faz, ou sobre como se tornar mergulhador profissional?
Não é como se fosse fácil dar uma data exata de início da profissão no mundo, os primeiros registros desta profissão datam de 480 a.C. quando o homem utilizava do mergulho em busca de alimentos e tesouros de navios naufragados.
Ao decorrer da história muitas foram as tentativas de respirar embaixo da água, o mergulhador profissional começou a ser reconhecido por volta da década de 40, quando Jacques Cousteau e Emile Gagnan, dois franceses criaram o Acqualung, também conhecido como ‘pulmão aquático’.
O que faz um mergulhador profissional?
O mergulhador profissional no Brasil e em muitos lugares do mundo é como se fosse um operário, há muitos deles concertando, fazendo manutenções em cascos de navios por exemplo ou obras subaquáticas.
Este tipo de mergulhador precisa ter um preparo físico, treinamento adequado, no Brasil é necessário que seu treinamento seja reconhecido pela Marinha, visto que é um trabalho de risco, podendo mergulhar até mais de 50 metros abaixo da água.
Também há o mergulhador profissional instrutor, este é encarregado de treinar outros profissionais da classe, tanto mergulhadores já certificados quanto aquele que não possui conhecimento algum.
O instrutor de mergulho pode guiar outros mergulhadores já certificados que estão em busca de aprimoramento da prática, ou então fazer o chamado mergulho recreativo.
O mergulho recreativo apela para um lado mais turístico, onde o instrutor guia pessoas que querem mergulhar em busca de diversão, para admirar as paisagens subaquáticas.
Como se tornar um mergulhador profissional?
Apenas em 1966 foi fundada a PADI (Associação de Instrutores de Mergulho Profissionais) por Jhon Cronin e Ralph Erickson, focada em mergulho autônomo.
Responsável por criar treinamentos específicos para mergulhadores profissionais, a PADI é reconhecida como a maior certificação na profissão, em mais de 186 países oferecendo seus cursos para mergulhadores.
No Brasil para se tornar um mergulhador profissional é necessário:
- ter mais de 18 anos;
- ter ensino médio completo;
- aptidão física e mental atestada por um ASO (Atestado de Saúde Ocupacional);
- boas condições de visão e audição;
- um certificado de habilitação de um curso de mergulho profissional raso emitido por uma escola reconhecida pela DPC (Diretoria de Portos e Costas).
Estes durando até 3 meses. Neste caso você ainda atuará como mergulhador profissional autônomo, ou seja, não poderá ministrar cursos e nem guiar outras pessoas ao mergulho.
Como se tornar um mergulhador profissional instrutor?
- ter mais de 18 anos;
- curso básico de mergulho de pelo menos 6 meses;
- cursos de especialização;
- mais de 100 mergulhos registrados.
No caso de formação para instrutor de mergulho, ainda há passos mais rígidos a serem seguidos, mesmo após cursos de aperfeiçoamento, você ainda precisará ser aprovado em um Exame de Instrutores PADI.
Há o mergulhador profissional que está disposto a correr riscos, no caso dos profissionais estilo operários, e há os mergulhadores que tornam seu trabalho uma diversão, no caso dos instrutores turísticos, que levam as pessoas a observar os mais lindos pontos subaquáticos, se conectando a natureza.
De toda e qualquer forma, o mergulhador profissional evoluiu ao longo da história, com seus equipamentos que permitem respirar embaixo da água, criando conexão direta com a natureza.