Porto de Galinhas é um conhecido destino para quem quer encontrar um paraíso no Nordeste brasileiro. Uma verdadeira mistura de um pequeno arraial, mas com estrutura sofisticada para turistas, o lugar já se tornou também um conhecido ponto para mergulhos.
Quem não quer perder a oportunidade de mergulhar em águas muito claras e conhecer o fundo do mar de Porto de Galinhas, com toda riqueza da vida marinha local, precisa conferir as melhores informações sobre os pontos de mergulho encontrados ali!
Por que mergulhar em Porto de Galinhas?
Que a prática de mergulho esteja em plena expansão não é segredo para ninguém, afinal, basta olhar para a quantidade de ofertas em passeios que incluem experiências em mergulho e agências especializadas em cursos para ter a dimensão do quanto esse esporte se tornou procurado nos últimos tempos.
E motivos não faltam para que o mergulho se torne tão conhecido e praticado em nosso país, que tem uma das maiores costas do litoral do mundo e conta com lugares lindíssimos no mar que podem ser explorados e observados para contato com a vida marinha.
Porto de Galinhas é, sem dúvida, um desses lugares onde vale a pena conhecer a superfície e o fundo do mar. Veja os pontos de mergulho mais indicados e conhecidos do lugar e faça um roteiro para mergulhar no Nordeste brasileiro.
- Piscinas de Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é um local com presença abundante de recifes de corais que formam paredes que fazem a retenção de lindas piscinas naturais, localizadas a cerca de 200 metros da praia.
Com ótima visibilidade, as piscinas naturais de Porto de Galinhas são excelentes tanto para mergulhos livres quanto para mergulhos autônomos.
Conheça a experiência completa em Mergulho Porto de Galinhas.
Os mergulhos autônomos, feitos com equipamentos, são muito praticados em Boca da Barra e no Poço da Paixão, ambos oferecendo uma ótima visibilidade, que chega a quinze metros em dias melhores.
A Boca da Barra permite mergulhos de até 12 metros de profundidade e possui a imensa vantagem de oferecer mergulhos durante o dia ou à noite, uma experiência impressionante.
Imagine estar sob o céu de Porto de Galinhas e mergulhar na vida marinha do local durante a noite, visualizando a misteriosa vida marinha local, com ótimas oportunidades para fotos inesquecíveis!
O poço da Paixão possui condições muito parecidas com a Boca da Barra, inclusive com a possibilidade de observação de lagostas, linguados, polvos e outros animais marinhos.
- Bolo
Quem deseja mergulhar em profundidades maiores não pode perder a chance de mergulhar em Bolo, local bastante conhecido por mergulhadores por chegar a quase 25 metros de profundidade em alguns pontos.
O nome do lugar se deve ao fato de que é formado por uma laje de arrecifes em formato de bolo, arredondado e visível e que pode ser explorado com toda sua riqueza de vida marinha por quem mergulha pelo local.
A grande atração para os mergulhadores são as arraias que podem ser observadas em meio a outras espécies, como as moreias, em quase todas as épocas do ano!
- 30 metros
O local também é chamado de Laje dos Trinta e recebe esse nome exatamente pela profundidade de trinta metros que pode chegar ao mar no local.
A maior atração do local são os dentões, animais muito interessantes que costumam viver em locais onde também podem ser observados moreias e arraias.
- Naufrágios em Porto de Galinhas
Há cerca de quinze quilômetros das piscinas naturais formadas em Porto de Galinhas podem ser encontrados os destroços de uma famosa embarcação naufragada no local, que se tornou um ponto importante de mergulho para exploração da vida marinha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a embarcação Gonçalo Coelho foi usada pelos Estados Unidos para uma missão de guerra, sendo comprada por uma empresa brasileira nos anos 70 do século passado, sendo utilizada para transporte de cargas.
Durante um dos trajetos, no ano de 1999, naufragou a 14 quilômetros da costa de Porto de Galinhas, se tornando posteriormente atração submarina de mergulhadores que vêm até o local para conhecer a embarcação.
O navio está localizado a uma profundidade que varia entre 25 a 32 metros de profundidade e que, junto com outras embarcações formam um conjunto de recifes artificiais que se tornaram habitat de vida marinha.
O outro naufrágio muito famoso em Porto de Galinhas é o Galeão, já bem mais antigo, naufragado de forma misteriosa há mais de 300 anos.
Sabe-se que o navio deve ter sido uma embarcação de carga porque o restante de madeiras ficaram no fundo, junto com seus escombros, que ainda podem ser vistos em mergulhos, acompanhados de suas enormes âncoras.
Como Porto de Galinhas se tornou um ponto importante de mergulho, uma outra embarcação foi naufragada propositalmente para se tornar ponto de visitas de mergulhadores.
Trata-se do rebocador Marte, que está a uma profundidade de 30 metros desde o ano de 1998, a 12 quilômetros da costa. A visibilidade do local é excelente, chegando a 30 metros em estações mais quentes.
- Tacaíba
A Tacaíba é um lugar indicado para mergulhos por praticantes com alguma técnica, já que possui correnteza que pode ser um complicador para quem ainda está se iniciando na prática do mergulho.
Tacaíba é formada por uma laje de recifes de corais localizadas a dois quilômetros da costa de Porto de Galinhas e que oferece uma linda visão de corais, peixes de passagem, peixes menores coloridos e muitas esponjas do mar.
O local chega a 18 metros de profundidade, mas é realmente a influência de correntezas que exige um certo cuidado com o mergulho no local.
- Navio do gás
Essa é mais uma das embarcações que podem ser vistas em mergulhos por Porto de Galinhas, o que parece já ter se tornado uma tendência por ali.
O Navio do Gás é uma embarcação que naufragou no local no ano de 1959 e carregava gás butano que ia de Salvador para o Rio Grande do Norte. O navio pertencia à Ceará Gás Butano e teve seu eixo rompido ao enfrentar uma tempestade muito forte, sendo conduzido pelo capital para o mais próximo da costa que ele conseguiu, resgatando a tripulação.
É possível mergulhar para visitar o Navio do Gás na área já fora dos recifes, a pouco mais de 500 metros da praia do centro!
Curiosidades sobre mergulho autônomo
O mergulho autônomo é o tipo de mergulho feito com equipamentos que permitem a respiração debaixo d’água por algum tempo, o que permite que o mergulhador fique por muito mais tempo mergulhando e atinja profundidades importantes.
No Brasil, que possui muitas das praias mais bonitas do mundo, o mergulho autônomo se torna cada vez mais buscado por pessoas que desejam conhecer o fundo do mar e praticar um esporte incrível que pode ser o ponto de partida para descobertas realmente impressionantes.
Mas quem deseja iniciar o caminho do mergulho pode gostar de saber de algumas dicas e curiosidades sobre o mergulho autônomo que talvez você nem tenha imaginado! Acompanhe!
- Respiração normal embaixo d’água
Essa é a maior vantagem do mergulho autônomo em relação às outras técnicas, não é necessário prender a respiração, que acontece normalmente graças aos equipamentos utilizados durante a exploração do fundo do mar!
O cilindro de ar é, na verdade, um equipamento com ar comprimido e um respirador que garantem autonomia de respiração enquanto durar o mergulho com margens de sobra seguras para a prática do esporte.
- Mesmo quem não nada pode mergulhar
Essa é realmente a maior curiosidade do mundo do mergulho autônomo! Embora seja desejável algum contato prévio com a água, não é preciso saber nadar para mergulhar!
Os equipamentos utilizados para mergulhar, como as nadadeiras, roupa especial e dispositivo de flutuabilidade garantem ao mergulhador o movimento adequado debaixo da água, sem a necessidade de que ele tenha habilidade na natação.
- ● É possível alugar o equipamento
Como o mergulho está se tornando cada vez mais procurado, muitas agências já oferecem a possibilidade de locação do equipamento completo para mergulho autônomo, mas também pode ser que o mergulhador deseje adquirir ao menos o básico para não depender de ir até uma agência fazer a locação sempre que quiser mergulhar.
No entanto, quem não mergulha com tanta frequência pode contar com essa possibilidade, considerando, inclusive, a vantagem de sempre contar com profissionais habilitados para fazer as orientações sobre os melhores pontos de mergulho e outras especificidades do local.
Quem decide por comprar o equipamento só precisa cuidar da qualidade do produto adquirido, já que a segurança durante o mergulho precisa ser inegociável, afinal, esse é um esporte incrível, mas é praticado a muitos metros no fundo do mar!
Se você acompanhou os melhores pontos para mergulhar em Porto de Galinhas e está pensando na rota de mergulho para as próximas viagens, não deixe de conferir os famosos naufrágios do local e aproveitar todas as dicas de mergulho dadas no texto! Faça do mergulho seu esporte de férias!
Veja todos passeios Porto de Galinhas.