Paraty é uma das cidades mais visitadas do estado do Rio de Janeiro e, apesar de ser uma cidade do litoral, as praias não são o único atrativo do lugar, que consegue reunir diversas características que fazem dela um destino para qualquer gosto, idade ou tipo de viagem.
Paraty também é um destino excelente para quem adora mergulhar, seja mergulhador iniciante ou já cadastrado, com mais experiência. Para contribuir em seu roteiro de mergulho pelo Brasil, preparamos um guia sobre mergulho em Paraty! Confira!
Conteúdo
Por que mergulhar em Paraty?
Mergulhar em Paraty significa aproveitar o mar de uma cidade lindíssima e ainda poder andar por um verdadeiro arsenal de história, considerando que o lugar abriga inúmeros monumentos, Igrejas e museus que contam a história do país e que é uma das mais antigas do estado do Rio de Janeiro.
Quem não sabia que Paraty é um dos pontos de mergulho mais buscados por praticantes do esporte, precisa saber que a cidade é considerada um dos melhores para se mergulhar no Brasil.
Os motivos são inúmeros e variam desde o mar muito cristalino que é característico da região, águas calmas que propiciam uma ótima experiência para mergulhadores iniciantes e ainda uma diversidade de pontos mais profundos para quem já mergulha.
Melhores pontos para mergulho em Paraty
Para quem não dispensa um ótimo passeio por uma cidade maravilhosa que reúne diversos eventos anuais, como a famosa feira do livro de Paraty, um dos maiores do tipo do país e ainda experimentar o mergulho local, saber mais sobre os pontos mais conhecidos de mergulho pode ser fundamental.
Uma das maiores vantagens do mergulho em Paraty, que é apontado por diversos especialistas, é o ótimo mapeamento dos pontos de mergulho, que facilitam muito a prática do esporte.
A segurança quando os mapas são bem feitos, como é o caso de Paraty, aumenta muito porque é mais difícil que os mergulhadores entrem em locais com risco ou errem as saídas para mergulho.
Saiba mais sobre a experiência em Mergulho Paraty
Veja os pontos mais frequentados e interessantes para mergulho em Paraty!
- Ilha dos Meros
Esse é um ponto de mergulho para quem adora as formações rochosas e entradas em tocas e passagens. A vida marinha característica do local é formada por crustáceos, cardumes diferenciados de peixes e muitas estrelas do mar.
A profundidade do local pode chegar a 21 metros e uma atração incrível do local é uma estátua de Cristo Redentor submersa na Ilha e que pode render fotos incríveis para um álbum de férias.
Uma grande vantagem de mergulhar na Ilha dos Meros é que ela é indicada tanto para mergulhadores mais experientes quanto para quem está iniciando. A região mais famosa, tanto para mergulho quanto para bares e eventos, é a Ponta Sul da Ilha.
Quem pensa que a única atração submersa é a estátua do Cristo se engana, existe ainda um avião submerso nessa região da Ilha e um símbolo da Maçonaria.
- Ilha dos Ratos
A Ilha dos Ratos é outro dos pontos mais visitados e explorados por mergulhadores que vão até Paraty explorar o fundo do mar e é um local relativamente raso, a profundidade máxima chega a 12 metros somente.
Um dos pontos que fazem a Ilha famosa é uma estátua do Deus Netuno, que é o Deus romano dos mares.
Quem já ouviu falar dos pontos de mergulho noturnos pode encontrar na Ilha uma ótima oportunidade de realizar essa experiência incrível e ver o mar durante a noite em uma das cidades mais lindas do país!
A fauna marinha da Ilha dos Ratos é a mais diversificada da região e muitos peixes podem ser vistos debaixo da água!
- Ilha dos Cocos
A Ilha dos Cocos é também um local de profundidade rasa, o local mais fundo não passa de oito metros e a maior parte dos mergulhadores experientes apontam as águas da Ilha como as mais límpidas da região.
O mar da Ilha conta com uma caverna onde habitam animais marinhos muito bonitos e diversos, como uma grande quantidade de polvos.
As fotos tiradas na caverna são dignas de um álbum de revistas e podem ser feitas por quem decide mergulhar na Ilha dos Cocos, um excelente local também para quem está iniciando nos mergulhando.
No entanto, alguns pontos da Ilha apresentam grau de dificuldade mais elevado e pode ser necessário um guia mais experiente e mesmo já ser credenciado para mergulhos mais complexos.
- Ilha Comprida
A Ilha Comprida é um local para mergulho onde é possível fazer fotos cercado por peixes coloridos e usando somente snorkeling, um equipamento para mergulhos mais rasos.
Como é um local de desova de peixes, é muito fácil encontrar cardumes de peixes ainda pequenos e de espécies menores, que ficam excelentes em fotos.
O batismo de mergulho para quem vai mergulhar em Paraty costuma ser feito na Ilha Comprida por causa de suas águas calmas e muito bonitas!
Quase todos os barcos de passeios que saem de Paraty com turistas vão até à Ilha Comprida que, além do mergulho, oferece ainda muitas outras atrações.
- Cajaíba
A Ponta da Cajaíba é um dos pontos mais profundos de mergulho em Paraty, chegando a 28 metros em alguns locais, mas é também um dos mais interessantes devido a um naufrágio ocorrido no século passado, em 1913.
O Naufrágio Paulista, como ficou conhecido, era um barco a vapor que afundou nos mares de Paraty, próximo à Ilha e felizmente teve toda a tripulação salva.
A história registrada em uma carta conta que o leme do barco se partiu e a navegação foi jogada contra as pedras da Ilha com violenta força. O barco não levava passageiros e seus destroços podem ser vistos por mergulhadores até os dias de hoje!
Apesar de não ser possível entrar no navio naufragado, a vista próxima ao barco é incrível devido ao tamanho da enorme embarcação.
- Parcel dos Meros
O Parcel dos Meros é um ponto de mergulho que se encontra mais afastado da cidade de Paraty e que possui mar com correntezas mais fortes devido ao vento, por isso indica-se o mergulho no local por mergulhadores mais experientes.
Mas o mergulho no local vale muito a pena, quem decide mergulhar no Parcel dos Meros encontra lindas formações rochosas e recifes de corais.
Outra atração que costuma ser visitada no fundo do mar em Parcel dos Meros é uma grande boia naufragada com correntes que ainda permanecem no local.
Mitos sobre o mergulho
Como você viu, Paraty é um excelente local para mergulho e possui inúmeras opções para quem adora ver o fundo do mar e desfrutar de toda beleza da vida marinha. Além desses pontos, também é possível mergulhar em Paraty na Praia da Lula, Praia dos Antigos, Praia Vermelha e outros locais indicados no mapa.
Mas quem começa a mergulhar geralmente se depara com alguns mitos ligados ao mergulho que podem ser muito curiosos, mas que, na verdade, não passam de histórias provavelmente inventadas por quem tem medo do mar.
Veja os principais mitos sobre o mergulho e conheça a história real por trás dessas invenções:
- O ar pode acabar
Muitas pessoas sentem medo de mergulhar e ficar sem oxigênio debaixo d’água, no entanto, esse é o último fator com o qual devemos nos preocupar porque a tecnologia dos equipamentos torna quase nula essa possibilidade.
Isso porque o que chamamos de equipamento de mergulho é, na verdade, um conjunto de acessórios que impedem que isso ocorra. Um deles é o manômetro que consegue indicar a quantidade de ar ainda existente no cilindro. Esse é um equipamento que mostra ao mergulhador a hora de subir à superfície.
Além disso, o regulador que leva o ar do cilindro até a boca do mergulhador também conta com um reserva para o caso de qualquer problema.
- Equipamentos caros
Muitas pessoas não começam a mergulhar porque acreditam que seja necessário comprar equipamentos muito caros e inacessíveis. No entanto, não é bem assim!
Isso porque quem mergulha somente de forma recreativa sem tanta constância pode optar pela locação dos aparelhos, sem investir tanto dinheiro na compra.
Outra questão a se considerar é que enquanto estiver fazendo curso de mergulho, a escola geralmente cede os equipamentos porque o valor pago pelo curso já inclui essa locação.
Assim, só precisa comprar o equipamento completo quem decidir mergulhar com frequência ou se tornar profissional do mergulho.
- Animais perigosos no fundo do mar
Quem nunca ouviu histórias de mergulhadores que encontraram tubarões no fundo do mar? É preciso verificar se essas histórias são mesmo verdade porque os tubarões no fundo do mar raramente representam risco aos mergulhadores.
Uma outra questão é que dificilmente encontramos tubarões no fundo do mar brasileiro, é preciso uma certa sorte para que isso ocorra.
Os acidentes ocorridos com tubarões são muito mais frequentes com banhistas e surfistas porque, em geral, o tubarão ataca por se sentir amedrontado e não para se alimentar.
Existem, inclusive, mergulhadores que buscam tubarões para se aproximarem, o que é mais raro, com o fim de fazer filmagens e realizar fotos.
Agora que você já sabe dos pontos para mergulho em Paraty e conhece os mitos que giram em torno dos mergulhos pode começar a fazer sua rota hoje mesmo!
Veja todos outras experiências em Passeios Paraty.