Maragogi é um destino já conhecido de banhistas e turistas que vão até Alagoas para conhecer o litoral!. Além dos resorts e as águas cristalinas que fizeram com que o local ficasse conhecido como Caribe brasileiro, Maragogi é também um importante ponto de mergulho.
Quem ainda não sabe detalhes sobre o mergulho em Maragogi, vai adorar ficar por dentro dos melhores pontos para mergulhar e de tudo o que pode ser visto no fundo do mar de um dos estados mais bonitos do país.
Conteúdo
Por que visitar Maragogi
Maragogi é uma cidade do estado de Alagoas a cerca de uma hora e meia de Maceió que já se tornou um dos destinos mais procurados do estado, inclusive por quem está de passagem pela região.
Um dos maiores atrativos de Maragogi são os recifes de coral coloridos que fazem do local um verdadeiro cenário de novelas para quem chega para se banhar ou mergulhar.
A areia de Maragogi é muito branca, o que compõe, com águas transparentes, piscinas naturais incríveis para quem não gosta de nadar em mar com muitas ondas.
Também é muito comum passear de buggy pelas dunas locais, passeio que pode ser complementado pelos pratos incríveis da gastronomia de Maragogi, uma das mais incríveis do estado.
Saiba todas experiências da região em Passeio Maragogi.
Melhores pontos de mergulho em Maragogi
Quem visita Maragogi pode investir nos mergulhos nas águas cristalinas do local e aproveitar toda a beleza do fundo do mar e da vida marinha que se apresenta de forma exuberante!
Confira os melhores pontos de mergulho de Maragogi e elabore um roteiro pelo nordeste brasileiro e se divirta com um dos esportes mais fantásticos que existem!
- Praia de Xaréu
A Praia de Xaréu fica bem próxima à costa de Maragogi, cerca de oito quilômetros e quinze minutos de carro são suficientes para quem deseja fazer um dos mergulhos mais bonitos do Brasil.
Além das ótimas opções de mergulho, Xaréu ainda é cercada de lindas casinhas de veraneio coloridas, que fazem do cenário local uma excelente opção para quem deseja passar as férias ou feriados em um lugar diferente e muito pitoresco.
A maior vantagem da visita a Xaréu é a lagoa natural que se forma em períodos de maré baixa, fazendo com que banhistas possam passear com águas rasas até vários metros mar adentro.
A lagoa é formada graças aos recifes de corais que já são característicos da região e que fazem represa para a água do mar que fica retida no local sempre que a maré baixa.
O único cuidado que se deve ter ao frequentar a lagoa é não levar objetos que possam estragar quando molhados, já que é possível colocar a cadeira de praia e ir com toda família para dentro da lagoa baixa.
- Galés
As Galés são, sem sombra de dúvidas, os locais mais indicados para mergulho em Maragogi e também os mais comuns de serem encontrados em agências de passeios ou procurados por mergulhadores profissionais.
Galés são as piscinas naturais famosas em Maragogi, consideradas as maiores formações desse tipo de todo o estado de Alagoas.
Essas formações fazem do local um verdadeiro aquário natural com águas cristalinas e abundante vida marinha com crustáceos variados, cardumes de peixes coloridos, moluscos e muitos corais coloridos que fazem do fundo do mar um verdadeiro espetáculo.
Em geral, os mergulhos costumam ocorrer nas primeiras horas do dia enquanto a maré ainda está baixa e favorece o mergulho para apreciação de toda beleza que o fundo do mar dessa região pode oferecer.
Outros locais de mergulho próximos a Maragogi
Como Maragogi não é tão grande e as melhores opções de mergulho são as Galés e Xaréu, muitos mergulhadores optam por realizar roteiros de mergulho em outras cidades próximas no litoral de Alagoas, que pode ser percorrido com facilidade em poucas horas.
Além de ser um estado magnífico em termos de praias e belezas naturais, mergulhar em Alagoas é conhecer o fundo do mar com a maior quantidade de corais e diversidade de vida marinha do Nordeste.
Quem mergulha por ali sai encantado com as águas cristalinas e toda beleza da vida animal e vegetal do fundo do mar! Confira outras excelentes opções de mergulho para incluir em seu roteiro quando for a Maragogi!
Saiba sobre nossa experiência em Mergulho Maragogi.
- Paripueira
Paripueira fica a apenas 30 quilômetros da capital, Maceió, e é uma outra excelente opção de mergulho em piscinas naturais. Paripueira é uma ótima opção para quem pretende mergulhar com cilindro e está se iniciando na prática ou já tem certa experiência.
As piscinas naturais do local ficam a menos de 3 quilômetros da costa, portanto, não é preciso navegar grandes distâncias para chegar até o local da saída dos mergulhos.
Uma característica importante de Paripueira, assim como de todo o estado de Alagoas, é que as águas do mar são bastante quentes, com temperaturas médias de 30 graus em quase todas as épocas do ano.
Esse é mais um motivo para que a maioria das saídas para mergulho sejam bem cedo, assim o sol da manhã é mais suave e evita marés muito altas e mar revolto.
Em Paripueira o fundo do mar com abundante vida marinha pode apresentar regiões com areia, mas também com formação calcária e com recifes de corais.
- Praia do Francês
Quem não perde a chance de visitar embarcações naufragadas que conferem ao local sempre um ar de história e de nova vida marinha, já que animais e plantas utilizam o que eram barcos para criar passagens e se instalar, pode gostar muito de mergulhar pela Praia do Francês.
No local existem duas embarcações famosas, uma delas foi a que deu nome ao local, uma embarcação francesa que naufragou em 1624, portanto, uma das mais antigas nos mares brasileiros que pode ser visitada.
A embarcação francesa era tão grande que somente sua âncora possuía quatro metros de comprimento e ainda podia ser vista no fundo do mar.
Outra visita submersa que vale muito a pena é o navio inglês naufragado, que levava telhas para a costa brasileira e que pode ser visto com suas âncoras, casco e outras partes intactas sob o mar de Alagoas.
A profundidade pode chegar a 30 metros em alguns locais, por isso é indicado mergulho com equipamentos completos.
Dicas para mergulhadores iniciantes
Quem se interessa pelo mergulho, mas ainda não teve inspiração para começar pode conferir essas dicas e aproveitar para criar seu roteiro por Maragogi e pelo litoral de Alagoas, um belo local para começar!
Nessas dicas falaremos especificamente sobre o mergulho autônomo, que é o mergulho com equipamentos em maiores profundidades e que garante ao mergulhador uma experiência completa ao fundo do mar, com descobertas de animais marinhos, habitats impressionantes e um esporte muito divertido.
- Respire normalmente
Uma dica muito importante para quem é mergulhador iniciante é respirar normalmente com o equipamento. Pode parecer óbvio, mas não é. Temos a tendência de prender a respiração quando mergulhamos, seja por costume ou por não estarmos ainda acostumados ao equipamento de mergulho, que permite a respiração embaixo d’água.
O ideal é respirar em um fluxo contínuo, que pode ser controlado através das bolhas que saem quando o mergulhador respira. Tente se lembrar de nunca prender a respiração enquanto estiver mergulhando.
- Equalização
Os ouvidos do mergulhador sofrem a pressão do fundo do mar e quanto mais fundo, mais sujeitos à pressão estamos.
Assim, equalizar os ouvidos é fundamental para evitar dores e complicações no ouvido devido à diferença de pressão interna e externa que ocorre com a descida relativamente rápida.
Equalizar os ouvidos é bem simples: basta que o mergulhador tampe as narinas com os dedos e sopre o ar, sem forçar muito, com o nariz completamente tapado.
É o mesmo movimento que fazemos quando viajamos para regiões montanhosas e sentimos que estamos ouvindo mal devido à pressão.
- Deixe a máscara limpa
A máscara deve ser limpa embaixo da água quando entrar um pouco d’água que atrapalhe a respiração do mergulhador. Ainda em caso de mergulhos em águas turvas, você precisará deixar que um pouco de água limpa entre na máscara e saia em seguida.
Ainda há alguns locais e momentos em que a máscara tende a ficar embaçada e para esses casos o ideal é fazer a limpeza da mesma forma: deixando um pouco de água entrar e sair em seguida.
À primeira vista pode parecer complicado, mas com as devidas orientações esses procedimentos podem ser aprendidos e realizados com facilidade.
- Flutuabilidade
Todos nós temos a capacidade e a tendência de flutuar quando entramos na água. O mergulhador autônomo precisa aprender a deixar essa capacidade neutra para ficar no fundo do mar.
Para conseguir evitar a flutuação, o equipamento de mergulho inclui um colete equilibrador, que vai liberando o ar e assim perdendo um pouco da capacidade de flutuar.
Essa habilidade é uma das mais desenvolvidas em cursos e monitorias para mergulho.
Como você conferiu, o mergulho não é tão complexo quanto pode parecer. Basta contar com os equipamentos certos e com bons profissionais.
Não perca a chance de mergulhar em um dos estados mais bonitos do Nordeste do Brasil e aproveite todas as belezas de Maragogi no fundo do mar!