Maracajaú é uma das praias consideradas como Caribe brasileiro ao lado de outras praias com águas tão cristalinas que provocam uma verdadeira onda de turistas e visitantes que vão ao Rio Grande do Norte todos os anos para conhecer o lugar.
Veja os melhores lugares para mergulho em Maracajaú, essa famosa vilinha de pescadores que se localiza no município de Maxaranguape e que atrai mergulhadores interessados nas belezas da vida marinha incomparável que pode ser vista do local.
Conteúdo
Atrações de Maracajaú
Maracajaú fica localizada a pouco mais de 60 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, Natal. Muitas pessoas que vão até Natal para conhecer as praias e pontos turísticos da região terminam indo até Maracajaú e ficando por alguns dias no pitoresco mar à beira da aldeia de pescadores.
O mar de Maracajaú apresenta uma cor incrivelmente azul, apesar de ser transparente e oferecer uma potente pesca artesanal que é a fonte de sobrevivência de toda a vila à beira da praia.
Apesar de pequeno, o local possui boa estrutura para receber turistas, já que fica bem perto de Natal que recebe milhares de pessoas todos os meses para visitas às suas praias.
Assim, quem pretende um local mais tranquilo e paradisíaco não pode perder a chance de conhecer toda beleza de Maracajaú e acrescentar mais esse destino à sua lista de lugares para conhecer e mergulhar, literalmente.
O mergulho já se tornou atividade quase obrigatória para quem vai até a praia de Maracajaú, atraindo mergulhadores do estado e de todo o Brasil. Inclusive é comum quem vai mergulhar em outros pontos do Nordeste chegar até Maracajaú devido à transparência e beleza do mar para mergulhos.
Veja mais sobre a experiência em Mergulho Maracajáu.
Pontos para mergulhar em Maracajaú
Os mergulhos feitos na praia de Maracajaú, na verdade, são realizados nos parrachos, que são formações de recifes de corais, abundantes na região.
O local para mergulho não fica longe da costa, uma vantagem para quem não quer passar muito tempo navegando no calor típico do Rio Grande do Norte. Cerca de 7 quilômetros separam os parrachos da praia de Maracajaú.
Assim, em poucos minutos de navegação é possível chegar a um verdadeiro paraíso marinho, perfeito para mergulhos feitos por iniciantes ou por mergulhadores mais experientes.
Os Corais de Maracajaú são considerados os locais mais bonitos para mergulho na região e fazem parte de uma importante área de preservação, considerada uma das maiores do Brasil.
Ao todo, a área oferece mais de quinze quilômetros de extensão em águas cristalinas que chegam a três metros de profundidade e visibilidade excelente para a deslumbrante vida marinha formada perto dos recifes.
Uma das grandes vantagens do mergulho em Maracajaú é que as embarcações vão até uma potente estrutura com banheiros e aparatos mais completos para mergulho, tornando a experiência segura e confiável.
Assim, mesmo quem nunca mergulhou poderá fazer a experiência pela primeira vez nas águas dos parrachos de Maracajaú.
Embora seja muito comum o mergulho livre no local, o mergulho com cilindro também é uma opção muito interessante porque possibilita a exploração mais longa e profunda do local, que compensa muito o investimento.
O mergulho autônomo, como é chamado o que usa equipamentos para manter o mergulhador respirando debaixo d’água e concede as condições adequadas para que a flutuação seja controlada e o mergulhador possa observar com segurança o fundo do mar.
Dicas para mergulhar com tranquilidade
Uma primeira informação que pode ser importante para quem deseja começar a mergulhar ou mesmo para quem já se aventurou algumas vezes a explorar o fundo do mar é que os acidentes com mergulho são muito raros e exceção em todo o mundo.
Essa segurança toda se deve à sofisticação dos equipamentos de mergulho que conseguem garantir condições adequadas para a descida e permanência dos mergulhadores debaixo da água por um tempo e também a volta para a superfície.
Ainda é preciso considerar que muitos acidentes acontecem pela própria imprudência de mergulhadores que se arriscam mesmo conhecendo as regras e ações importantes para sua segurança.
Confira então algumas dicas de mergulhadores com muita experiência para deixar seu mergulho muito mais tranquilo:
- Visite o médico antes de mergulhar
O mergulho é um esporte e como todos os esportes precisam de avaliação médica antes de serem praticados. Claro que quem está pensando em mergulhar uma vez ou de forma esporádica durante as férias não precisa fazer uma bateria de exames somente para isso.
Mas a avaliação médica é ideal para quem pretende passar muito tempo embaixo da água por vezes seguidas ou se dedicar ao mergulho daqui em diante.
Alguns problemas simples de saúde podem ser bem agravados durante os mergulhos, como, por exemplo, os problemas digestivos e de intestino.
Quem apresenta fobia de lugares fechados, de submersão e de profundidade ou claustrofobia também deve avaliar se o mergulho é ideal enquanto essa condição durar.
Uma boa ideia é ir fazendo mergulhos livres aos poucos até chegar ao cilindro, que oferece toda segurança para respiração embaixo da água.
A melhor dica nesse sentido é não mergulhar quando sentir que está doente ou se sentindo mal com algo, mesmo que pareça não ter nada a ver com o mergulho, já que a pressão da água pode afetar ainda mais a saúde em alguns casos.
- Treine as habilidades básicas
Quem deseja mergulhar precisa fazer treinos básicos e muito simples para garantir a segurança e a exploração tranquila do fundo do mar. Muitas agências já garantem esse treinamento e a locação dos equipamentos, mas isso não é regra.
Caso sinta necessidade, não hesite em buscar um profissional do mergulho ou contratar um curso para a modalidade que deseja.
Alguns exemplos do que deve ser treinado são o esgotamento da máscara, o controle da flutuabilidade e o compartilhamento do ar.
Os nomes parecem complexos, mas, na verdade, o mergulho não é tão complicado quanto parece e, a maioria dos mergulhadores consegue praticar o esporte tranquilamente recebendo as orientações básicas.
Como você conferiu as dicas para deixar seu mergulho mais seguro, não deixe de colocar Maracajaú em sua lista de lugares para mergulhar no Brasil e aproveite esse lugar tranquilo e lindo do Nordeste do país!
Conheça todas outras experiências em Passeios Maracajáu.