Cabo Frio é conhecida pelas águas frias e ventos fortes que se tornaram características marcantes de um dos lugares mais bonitos do país. Ainda que não ofereça o calor esperado de uma cidade litorânea em um país tropical, Cabo Frio segue sendo um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro, pela beleza.
O que nem todos sabem é que Cabo Frio é também um conhecido ponto de mergulho, com diversos locais ideais para a prática desse esporte que só cresce no Brasil. Confira os melhores pontos para mergulho em Cabo Frio!
Conteúdo
Vantagens de mergulhar em Cabo Frio
Cabo Frio está situada em uma região do Rio de Janeiro chamada região dos Lagos e conta com águas muito cristalinas e dunas claríssimas de areia, muitas vezes com sal aparente sobre a costa.
Sendo um local paradisíaco, Cabo Frio é muito disputada por turistas em épocas de alta temporada, não restando nem pedaços de areia em determinados dias mais cheios para quem deseja aproveitar o mar.
Como o calor do Rio de Janeiro é realmente forte no verão e primavera, Cabo Frio passa a ser alternativa muito interessante para o turismo, já que as águas, como o próprio nome diz, são bem mais frias do que o restante do estado.
Isso se deve às suas águas que, em grande parte são vindas de correntezas da Antártida e chegam geladas até a costa da cidade, mantendo o visual cristalino do local.
A prática de mergulho encontra, nesse cenário, condições ideais para o esporte, junto com outros como o surf, passeios de escuna e barcos e nado em águas refrescantes do mar.
Melhores pontos de mergulho em Cabo Frio
Se você adora mergulhar e está louco para encontrar o próximo ponto para praticar o esporte ou se ainda deseja começar nesse esporte que ganha a cada dia mais adeptos, Cabo Frio pode ser o local ideal.
Não só Cabo Frio, mas toda a Região dos Lagos pode ser um roteiro muito interessante para praticar mergulho. A vida marinha é tão diversificada que a cidade se tornou uma famosa rota que recebe mergulhadores de todo país e do mundo.
Quem gosta da ideia pode conferir a seguir os melhores pontos de mergulho em Cabo Frio com as características de cada um para escolher onde mergulhar e quais colocar em seu roteiro.
Veja mais sobre nossa experiência em Mergulho Cabo Frio.
Ilha Comprida
Segunda maior ilha de Cabo Frio, Ilha Comprida sem dúvida é a mais famosa da região pela beleza da praia e dos mares. A grande vantagem do mergulho na Ilha é que ela oferece abrigos dos fortes ventos que são característicos da cidade e que são contra indicados para o mergulho por tornarem o mar revolto.
A Ilha Comprida é muito famosa pelos mergulhos noturnos, onde os mergulhadores podem conferir animais como arraias prego e tartarugas marinhas grandes que não costumam aparecer durante o dia.
Só é possível chegar à Ilha de barco, já que não existe ponte nem outros acessos, o que faz do passeio ainda mais interessante. Com vegetação de Mata Atlântica preservada em reserva, é preciso levar alimentação, já que nada pode ser vendido nesta região.
Lago de Dentro
Lago de Dentro é o nome dado ao Canal de Papagaios, que é formado por uma faixa muito extensa de areia que fica do lado de dentro do canal e que por isso recebe esse nome.
Do lado oposto da areia o canal é feito por pedras e a água central chega a dez metros de profundidade. Como é comum em cidades com ventos muito fortes, o canal e as ilhas são os melhores locais para mergulho pela proteção que oferecem ao vento forte.
Oferecendo um visual de paraíso, o canal é abrigo também de corais coloridos e tocas formadas de areia e rocha, que escondem peixes, polvos e outros animais marinhos que podem ser vistos por mergulhadores na extensão do lugar.
Como se não bastasse, a região que conta com mais de 50 metros quadrados para mergulho é também um dos maiores habitats de moreias do Rio de Janeiro, tornando- se atrativo obrigatório para quem adora mergulhar em locais exuberantes!
Saco Sul
Saco Sul é uma enseada, que geograficamente consiste em uma pequena baía, formação de água cercada de terra pelos lados com apenas um pequeno acesso de ligação ao oceano.
É exatamente a formação de enseada que cria um abrigo para mergulho, já que os fortes ventos de Cabo Frio não costumam atingir o local, tornando-o point para mergulhadores vindos de vários locais.
A enseada Saco Sul é considerada um aquário de águas naturais, com profundidade máxima de 18 metros, que pode ser explorada por mergulho autônomo.
As rochas que se formam no fundo desse aquário são atrações incríveis para quem decide mergulhar por ali, formando desenhos únicos que abrigam animais marinhos em uma fauna que só o Saco Sul pode oferecer.
Ilha do Breu
Ilha do Breu recebe esse nome pela famosa prática de mergulho noturno com cilindro, quando a exuberante vida marinha está a pleno vapor, oferecendo qualidades de fotos realmente impressionantes para quem decide se aventurar no mar de noite.
A visibilidade durante o dia é média e pode ser boa em dias específicos e a Ilha possui vários pontos de mergulho em sua costa.
A região da Ponta Nordeste da Ilha é famosa pela grande quantidade de tartarugas que habitam o mar que chega, no máximo, a 14 metros de profundidade.
O lado de fora, que é a região Sul da Ilha, é a passagem de peixes muito grandes que circulam pela região a caminho da desova em locais mais quentes e que podem ser vistos por mergulhadores que frequentam a ilha.
Um paredão de rochas ajuda a formar um verdadeiro cenário de revista nessa parte da Ilha do Breu, que chega a 17 metros de profundidade em alguns locais.
Ilha dos Capões
A Ilha dos Capões é outro ponto de mergulho sensacional que quem deseja mergulhar pela Região dos Lagos não pode perder!
Sendo uma pequena Ilha, Capões é ideal para mergulhos em profundidade maior, que permite a entrada em tocas, passagens por rochas, pontas de lajes e grande quantidade de animais do fundo do mar.
Embora seja imperdível o mergulho da Ilha dos Capões, essa prática é mais indicada para mergulhadores mais experientes ou ao menos com um curso de maior tempo para que não haja riscos devido à profundidade maior.
A correnteza em Capões é mais forte, o que permite a visão de cardumes de peixes que estão de passagem e que, por isso, atingem tamanhos enormes e são atração para o mergulho que chega a até 24 metros em locais mais profundos.
Ilha dos Papagaios
Essa é a maior e mais próxima Ilha da costa de Cabo Frio. O local conta com mais de seis opções de mergulho para quem deseja explorar toda beleza exuberante do Rio de Janeiro.
Sendo o local mais visitado de Cabo Frio além da costa, Ilha dos Papagaios possui trechos de mar que podem chegar a até 40 metros de profundidade em seu largo e que também possui abrigo dos ventos que vêm do Leste.
O fundo do mar na Ilha dos Papagaios é formado por areia e também por lodo, o que forma um visual muito bonito quando somado com a grande quantidade de animais marinhos e peixes que são observados durante o mergulho.
As primeiras e segundas enseadas da ilha são ideais para mergulhos mais rasos e batismos para iniciantes. Nesse local também ocorrem aulas de mergulho para quem deseja se aprofundar na prática do esporte.
O fundo do mar chega a 21 metros de profundidade na região que divide a segunda da terceira enseada, contando ainda com belas formações rochosas que podem ser vistas com facilidade devido à água cristalina.
Saiba todas experiências da cidade em passeio Cabo Frio.
Formação geográfica de Cabo Frio para o mergulho
Como Cabo Frio possui ventos muito fortes, as praias que são mais indicadas para mergulho são as de ilhas e de enseadas, que assim ficam protegidas do vento, ocasionando paraísos para quem adora ver o fundo do mar.
Graças à formação geográfica com inúmeros canais, ilhas e enseadas, Cabo Frio conta com inúmeros outros pontos que também são ótimos para mergulho, como a Ilha das Emerências, Ilha Dois Irmãos e a Ilha dos Pargos.
As opções são inúmeras e é possível criar um rico roteiro de mergulho somente em Cabo Frio de pelo menos uma semana, dada a diversidade do local e vida marinha rica, que pode ser observada durante o dia ou à noite!
É importante contar sempre com o apoio de profissionais do mergulho caso você seja iniciante ou se estiver com crianças mergulhando. Cabo Frio é o cenário ideal também para fazer aulas de mergulho e aproveitar toda beleza do local.
Não se esqueça de utilizar os equipamentos necessários e cuidar da segurança, sobretudo verificar as regiões de vento forte desaconselhadas para mergulho! Mergulhe em Cabo Frio e torne seu passeio inesquecível!