Búzios é uma das cidades mais famosas e visitadas do estado do Rio de Janeiro e que se situa relativamente perto da Capital, a cerca de 180 quilômetros somente. Isso significa que em pouco mais de duas horas de viagem é possível chegar a um verdadeiro paraíso partindo da cidade do Rio!
Búzios é também um local muito procurado por mergulhadores pela incrível beleza e diversidade marinha! Quem deseja mergulhar em locais incríveis não pode deixar de conferir todas as dicas e informações sobre o esporte em Búzios!
Conteúdo
Mergulhos em Búzios
As praias de Búzios cercam um mar profundamente azul, além da cidade possuir em sua rota algumas das cidades indicadas como as mais bonitas do Brasil por muitas vezes nos melhores roteiros do país.
Cidade considerada patrimônio histórico, Búzios conta ainda com muitas outras opções de passeios, bares, restaurantes e vida noturna para quem quer se divertir de forma tranquila ou com agitação, oferecendo opções para todos os gostos e estilos.
Ainda em Búzios podemos encontrar um dos destinos turísticos mais visitados por estrangeiros no Brasil, mais de 30% dos turistas, pessoas vindas de outros países, provavelmente pela proximidade com o Rio de Janeiro, cidade mais conhecida do país internacionalmente.
A cidade possui formalmente o nome de Armação de Búzios e conta com um balneário incrível para banhos de mar, de sol, nados e prática de mergulho!
Quem deseja explorar toda beleza de Búzios até debaixo do mar, precisa conferir onde mergulhar em Búzios e outras informações sobre o mergulho que vão fazer qualquer um morrer de vontade de ir até à cidade!
Onde mergulhar em Búzios?
Os mergulhos em Búzios se tornam a cada dia mais famosos e já se tornou tradição realizar o famoso batismo de mergulho em uma das cidades mais bonitas do país.
Assim, muitas operadoras de mergulho e mergulhadores profissionais têm buscado Búzios todos os anos. As águas muito claras com fauna e flora marinha profundamente preservadas são os principais pontos de destaque para a prática desse esporte no local.
Outra vantagem do mergulho no local é que a temperatura da água costuma ficar em torno dos 22 graus, exatamente o ideal para mergulho. Temperaturas muito acima disso costumam afastar os animais marinhos e muito abaixo podem ser um complicador para o mergulhador e também para a vida marinha que costuma buscar lugares mais quentes.
Veja os locais mais indicados para a prática do mergulho em Búzios e aproveite a magia dessa cidade encantadora quando vier ao Rio!
Praia de João Fernandes
A Praia de João Fernandes é a mais frequentada de Búzios e o que nem todos sabem é que a partir dela é possível mergulhar saindo direto da Praia, uma característica rara de ser encontrada em praias tranquilas e de águas cristalinas como João Fernandes.
Uma informação importante é que existem esculturas no fundo do mar em João Fernandes que podem ser observadas com mergulho autônomo.
Uma dessas esculturas é uma réplica perfeita de um tubarão, que chega a assustar quem mergulha por ali pela primeira vez. De toda forma, João Fernandes é um excelente local para batismo de mergulho de cilindro!
Conheça a beleza desse ponto de mergulho e o Parque dos Corais na experiência Ikigai Experience Mergullho Búzios – Praia de João Fernandes
Ilha de Âncora
A Ilha de Âncora é o principal ponto de mergulho do estado do Rio de Janeiro e fica localizada na cidade de Búzios, a cerca de 11 quilômetros da costa do município.
As correntes oceânicas no local são responsáveis por oferecer uma ótima visibilidade, que varia entre 15 a 20 metros em dias muito bons, um índice muito alto que faz com que o mergulho seja uma experiência inesquecível.
Em Ilha de Âncora, quem decide fazer um mergulho constantemente encontrará animais marinhos muito diversos, como cardumes enormes de peixes, tartarugas em abundância, além de peixes grandes e moreias.
Local ideal para quem quer mergulhar em um santuário de preservação da vida marinha!
Laje de João Fernandinho
Em apenas dez minutos de navegação a partir da orla é possível encontrar um dos melhores lugares para mergulho em Búzios, abrigado do vento devido suas características geográficas.
Recebe o nome de Laje porque consiste realmente em uma laje rochosa submersa que fica bem de frente para a praia de João Fernandinho e por isso é abrigada pelo vento.
A vida marinha devido à mesma constituição rochosa e geográfica é muito diversa e preservada, possuindo grande quantidade de recifes de corais que podem ser vistos por mergulhadores em qualquer época do ano.
Os animais marinhos mais frequentes no local são as lagostas, tartarugas, grandes quantidades de polvos de tamanhos diferentes, cavalos marinhos e outros animais.
Ilha Feia
A Ilha Feia é um dos paraísos mais visitados por mergulhadores na região de Búzios, embora seja bem mais longe da costa do que outros destinos também bastante frequentados.
Embora seu nome seja Ilha Feia, o local é realmente um santuário de vida marinha e só recebe esse nome porque há um tempo atrás um raio atingiu parte da Ilha, deixando grande porcentagem da vegetação queimada.
E como o raio já faz parte do passado da ilha, o local hoje é habitado por cabras, coelhos e animais nativos. O mergulho é raso, já que o local com maior profundidade não passa de doze metros.
Assim, Ilha Feia é famosa pelos batismos de mergulho, feitos por mergulhadores iniciantes que começam a prática do esporte ali, cercados por corais e peixes muito diversos.
Ilha Branca
Famosa pelo mergulho com tartarugas, Ilha Branca é outro destino muito buscado por mergulhadores quando visitam Búzios e o estado do Rio de Janeiro.
A visibilidade do mergulho em Ilha Branca é de aproximadamente 7 metros e o principal diferencial para quem decide praticar o esporte por ali são as formações rochosas no fundo do mar que oferecem paisagens incríveis vistas por baixo da água.
Assim, quem quer ter uma experiência de mergulho que passe por corredores naturais de rochas e passagens, incluindo a visita a destroços de um naufrágio que ficam no fundo do mar e que são chamados de “escuna” pela população do local.
Os escombros da Escuna ficam espalhados pelo fundo do mar em regiões que variam entre os seis até os dezoito metros de profundidade e que podem ser guiados por um profissional do mergulho que conheça a região.
Ilha de Gravatás
Gravatás é uma ilha que fica a caminho da famosa Ilha de Âncora, mas é um mergulho indicado para quem já é praticante do esporte. A maioria dos mergulhadores do local costumam já ser até credenciados.
Um dos motivos que exigem um pouco mais de experiência é a profundidade do local, que chega a trinta metros nos lugares mais profundos. O outro são os paredões de pedra com grande variedade de peixes e outros animais.
Quem deseja mergulhar em um local bonito com diversidade incrível não pode perder a chance de colocar a Ilha de Gravatás em seu roteiro.
Fauna e flora de Búzios
Búzios conta com fauna diversa e peculiar. Uma curiosidade local é que existe uma grande quantidade de árvores de Pau Brasil, a madeira mais famosa que foi o primeiro produto de exportação na época do descobrimento do país.
Armação dos Búzios como um todo possui vegetação intensa ao redor e na cidade, sendo um dos maiores atrativos para quem vem até a cidade. Quando chegamos ao local, a quantidade de verde já chama atenção logo de cara.
Isso acontece porque a vegetação de Búzios é protegida por um decreto que a mantém como área de preservação, protegendo fauna e flora locais já há alguns anos. O decreto cobre a região que vai de Tucuns em Búzios até Cabo Frio.
Características geográficas de Búzios
Búzios é uma península, uma região de terra cercada pelo mar com apenas uma ponta ligada à costa.
Cidade pequena, conta com apenas vinte mil habitantes, mas a população está sempre flutuando em um número bem maior devido ao grande número de turistas que visitam a cidade todos os meses do ano em busca de passeios em praias paradisíacas ou bares e restaurantes badalados durante a noite.
Por ser banhada pelos mares de corrente vindos da Antártica, o sul de Búzios possui praias com temperaturas de água muito frias, sobretudo no inverno e outono. Já ao norte, as praias costumam ter a água mais tolerável durante o ano todo.
Quando vista de cima, a cidade de Búzios se parece muito com uma ilha porque a extensão de terra que forma a península fica quase toda cercada de mar, o que faz com que as praias sejam ainda mais paradisíacas.
Veja todas experiências em Passeios Búzios.
Mitos e verdades sobre o mergulho
O que pode ser uma característica indesejada por banhistas é uma virtude para o mergulho. A água em temperatura mais fria, em média de 20 a 22 graus é ideal para a prática do mergulho, além do formato na península evitar ventos muito fortes, que também impedem a prática do mergulho.
Essa é uma das verdades em torno do mergulho. Quando existem correntes de vento que ultrapassam 15 quilômetros, a saída precisa ser cancelada porque o mar fica revolto e o mergulho se torna perigoso.
Algumas outras falas sobre o mergulho, como o medo de ficar sem ar embaixo d’água são mitos, já que os cilindros de oxigênio possuem uma ótima autonomia e os instrutores de mergulho são experientes para calcular o tempo de mergulho com sobra adequada para que não existe nenhum risco de que isso ocorra.
Não espere mais para mergulhar em Búzios!
Assim, contando com profissionais do mergulho com experiência, Búzios pode ser o paraíso que você espera encontrar em sua rota de mergulho pelo país, mas também é um excelente destino para quem pretende mergulhar em uma cidade só, já que conta com diversos pontos interessantes para mergulho sem precisar sair dali!