Ilhabela – Melhores lugares para mergulhar na Ilha

Ilhabela – Melhores lugares para mergulhar na Ilha

Para você que quer saber conhecer o mergulho em Ilhabela e onde praticar, fique sabendo que o clima da região faz dela um local perfeito para quem quer se aventurar pelo mundo marinho. 

Com sua exuberância e riqueza da flora e fauna, Ilhabela consegue encantar os visitantes por conta da grande quantidade de espécies de tartarugas marinhas, peixes e baleias que habitam o mundo subaquático.

Os mergulhadores são capazes, ainda, de explorar as relíquias históricas do local, como as embarcações naufragadas, que se tornaram verdadeiros santuários de peixes e corais.

Nos dois tipos, o mergulho é praticado com o auxílio de um instrutor capacitado, a fim de que a atividade seja realizada de forma segura e sem perigos. 

Mergulho Ilhabela

Se você aprecia as belezas que estão submersas nas águas de Ilhabela e quer conhecer cada parte deste local, saiba que encontrou o lugar certo

Preparamos este conteúdo para mostrar a você os lugares mais procurados pelos mergulhadores para prática da atividade, além de outras informações relevantes sobre o tema.

Portanto, não deixe de acompanhar este artigo até o final para ficar por dentro do mundo subaquático de Ilhabela. Se quiser saber tudo para fazer na cidade, veja em passeios Ilhabela.

Conteúdo

Motivos para praticar o mergulho em Ilhabela

Motivos para praticar o mergulho em Ilhabela

Antes de mais nada, é fundamental destacar os motivos que fazem de Ilhabela um dos locais mais almejados pelos mergulhadores de todos os locais do país. 

Primeiramente, o arquipélago possui vários naufrágios, conforme será visto, os quais abrigam as mais variadas espécies de peixes e corais. 

Com isso, a ilha proporciona vários pontos de mergulho localizados por toda a sua região turística. 

Sem falar na riqueza da biodiversidade, outro motivo de destaque para a prática do mergulho recreativo na região, proporcionando uma experiência única e inesquecível. 

Por fim, Ilhabela conta com uma excelente estrutura voltada para o mergulho, desde equipamentos até instrutores para guiar os mergulhadores iniciantes.

E toda essa estrutura pode ser facilmente acessada no local. 

Vale destacar que a ilha é conhecida por ser direcionada para o turismo, inclusive o aquático. 

Esse cenário faz com que a prática do mergulho pelo iniciante seja bem facilitada. 

Afinal, onde mergulhar em Ilhabela?

1. Ilha das Cabras

Mergulho Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras é conhecida, também, como Santuário Marinho Ecológico, sendo considerada um dos principais pontos de mergulho em Ilhabela.

O local é famoso por conta da boa visibilidade debaixo d’água, permitindo uma observação detalhada da vida marinha.

A Ilha fica localizada a 100 metros da costa e de frente com a praia das Pedras Miúdas.

Desde 1992, o local é protegido pela lei, de modo que a captura de espécies marinhas é totalmente proibida.

A Ilha das Cabras é o local perfeito para quem é iniciante, na prática do mergulho, por conta de ser um local de pequeno porte.

Além disso, possui uma rica e exuberante fauna e flora.

Para quem deseja praticar o mergulho com cilindro, encontra uma excelente opção no local. 

As empresas de mergulho oferecem esse serviço, contando com capacitados instrutores a fim de que os mergulhadores sejam guiados durante a prática da atividade.

Com isso, os praticantes podem se embelezar com as espécies que habitam a região, tais como esponjas, estrelas do mar, corais e peixes-escorpião

Mergulho Ilhabela

Após o mergulho, você pode, ainda, retornar para a praia das Pedras Miúdas, localizada um pouco mais de 15 metros da Ilha, a fim de aproveitar o resto do dia.

O local é conhecido por suas águas cristalinas e tranquilas, além de ser facilmente acessada e contar com uma excelente estrutura de quiosques e barracas de alimentação.

Não perca a oportunidade de conhecer este que é o ponto de mergulho mais clássico de Ilhabela, que impressiona mergulhadores de todos os níveis. Conheça ja o Mergulho Ilhabela – Ilha das Cabras Ikigai Experience

2. Gruta da Ilha dos Búzios

2. Gruta da Ilha dos Búzios

Para quem quer se aventurar durante o mergulho, a gruta da Ilha dos Búzios é o local ideal para tal fim.

Isso porque, a região compreende um extenso sistema de fendas, grutas, passagens submarinas e pedras enormes, o que faz do local um verdadeiro labirinto.

A formação que mais se destaca é uma enorme laje medindo cerca de 600 m². 

Tal estrutura se apoia em outras pedras menores formando, assim, uma grande fenda, possibilitando a entrada de até 4 mergulhadores. 

Outro ponto de destaque é um cânion com diversos túneis de grande extensão

O trajeto proporciona uma rica experiência, já que é possível observar diversas espécies de animais marinhos.

A região compreende diversos pontos de mergulhos, o que permite atender mergulhadores de todos os níveis, desde o básico até o avançado.

3. Saco do poço

Este local fica localizado ao norte de Ilhabela, sendo uma excelente opção para os mergulhadores iniciantes ou mesmo para quem já mergulhou, porém, ainda não tem muita experiência. 

Isso porque, a profundidade das águas do local não ultrapassa os 7 metros.

Além disso, a região é conhecida pela excelente visibilidade que o mergulhador tem durante a atividade, permitindo a observação e apreciação de toda a flora e fauna aquática do local, habitada por raias, tartarugas e enormes cardumes de peixes.

No local, fica localizada a praia que leva o mesmo nome, sendo considerada uma das mais atraentes por conta de sua beleza.

Além de ser um excelente ponto de mergulho para quem está iniciando e conta com uma praia tranquila, o Saco do Poço abriga, ainda, uma linda cachoeira, basicamente escondida no meio da imensidão da Mata Atlântica.

4. Pontos de naufrágios

Naufrágio de São Janeco
Naufrágio de São Janeco – Fonte: uptotravl.com

A Ilhabela é conhecida por abrigar diversos pontos de naufrágio de navios, o que torna um ambiente ideal para a prática do mergulho.

Estima-se que, desde o século XVIII, mais de 45 navios e barcos afundaram em diversos pontos da Ilha, fazendo com que seja o local onde ocorreu a maior quantidade de naufrágios no país.

Por conta disso, o arquipélago atrai os interesses não só de mergulhadores, mas também de arquipélagos, por conta da grande quantidade de material de estudo. Naufrágio é um dos principais pontos quando o assunto é onde mergulhar em Ilhabela.

Confira a seguir os principais pontos de naufrágios e que permitem a prática de mergulho.

4.1 Dart

Dart era um cargueiro de luxo inglês que naufragou no ano de 1884 no noroeste da Ilha, na ponta de São Simão.

O local permite que os mergulhadores alcançam profundidades de até 16 metros.

4.2 Príncipe das Astúrias

O naufrágio deste navio é conhecido como o “Titanic brasileiro”, sendo considerado uma das principais tragédias no mundo da navegação.

O Príncipe das Astúrias estava programado para sair de Barcelona com destino a Buenos Aires, porém, acabou naufragando em Ilhabela em 1916.

Os mergulhos no local podem atingir uma profundidade de até 42 metros, sendo uma região mais propícia para os mergulhadores experientes.

4.3 São Janeco

São Janeco foi um navio em inglês que naufragou no ano de 1929 devido ao mau tempo da região. 

A embarcação acabou deixando diversos pedaços, servindo como verdadeiras relíquias históricas. 

O nível de dificuldade da prática do mergulho é básico, atingindo uma profundidade de até 15 metros, sendo um local ideal para os mergulhadores que possuem pelo menos uma certificação Open Water.

4.4 Aymoré

Aymoré foi um navio brasileiro cargueiro que encalhou e foi afundando aos poucos, até seu completo naufrágio no ano de 1920.

Este naufrágio é um dos mais visitados pelos mergulhadores, já que oferece uma profundidade de até 16 metros. 

No entanto, mesmo os mergulhadores pouco experientes têm a chance de realizar o percurso. 

Conheça mais sobre nossa Experiência Mergulho Ilhabela Naufrágio.

4.5 Crest

O naufrágio do Crest, em 1882, é considerado um dos mais antigos de Ilhabela.

O navio estava fazendo o percurso inicial de Santos, com destino a Nova Iorque, porém, acabou naufragando por conta do mau tempo. 

O local também permite mergulhos de alta profundidade, que podem alcançar 16 metros, permitindo uma rica observação da vida marinha. 

4.6 Velásquez

Velásquez foi um transatlântico que afundou em Ilhabela em 1908 por conta do mau tempo. 

É considerado como o maior navio que naufragou no arquipélago. 

No local, o mergulho pode atingir uma profundidade de até 22 metros, o que acaba atraindo a atenção de diversos mergulhadores que visitam Ilhabela. 

5. Praia de Pacuíba

Este local é outro ponto  para quem é iniciante na prática do mergulho e deseja se aventurar no mundo subaquático. 

A região é conhecida pelas rasas águas que alternam entre trechos agitados e calmos, frequentado por escolas de mergulho para prática de batismos ou cursos. 

A parte esquerda do local abriga as áreas mais propícias para a prática do mergulho, já que conta com bancos de areia, formações rochosas, além de tocas habitadas por uma rica e exuberante fauna subaquática

Os mergulhadores podem alcançar até 8 metros de profundidade durante o percurso e a visibilidade não passa dos 6 metros. 

A Praia da Pacuíba é pequena e conta com uma grande cobertura oferecida pela vegetação que habita a orla. 

Ela está localizada no extremo norte de Ilhabela, entre as praias do Jabaquara e da Armação. 

Para chegar até o local, é preciso percorrer uma trilha com extensão de 4 km, a qual se inicia na Praia da Armação. 

Semelhante ao Saco do Poço, Pacuíba é um local bem reservado e pacato, com águas tranquilas e ideias para a prática do mergulho. 

Qual desses locais mergulhar?

Como você pode ver, são diversas opções de locais para quem deseja mergulhar em Ilhabela. 

Desse modo, o ideal é que você procure o ponto que vai proporcionar aquilo que busca com a prática do mergulho. 

Se o mergulhador é profissional, por exemplo, os melhores locais são aqueles que oferecem mais desafios e boas oportunidades de exploração. 

No caso de mergulhadores iniciantes, é recomendável optar por locais de pouca profundidade e com boa visibilidade. 

De qualquer modo, é certo que Ilhabela oferece opções para todos os gostos e mergulhadores de todos os níveis de experiência. 

Qualquer que seja a escolha, o mergulho vai proporcionar uma experiência incrível, já que a beleza da vida marinha está presente em todos os locais do arquipélago. 

Quais são os equipamentos utilizados para a prática do mergulho?

Quais são os equipamentos utilizados para a prática do mergulho?

O mergulho é praticado com o auxílio de equipamentos próprios para tal fim, permitindo uma maior submersão. 

Isso porque, o cilindro permite que o mergulhador permaneça explorando o mundo subaquático por mais tempo. 

Essa prática é bem frequente em Ilhabela, fazendo com que os equipamentos de mergulho sejam facilmente encontrados na região. 

Dentre os equipamentos mais comuns, destaca-se o cilindro de oxigênio, máscara de mergulho, medidor de profundidade e pressão, colete com chumbo, nadadeiras, entre outros. 

Existe, ainda, o snorkel, equipamento de mergulho bem mais simples e voltado para a prática da atividade em águas mais rasas. Agora você já sabe tudo sobre como e onde mergulhar em Ilhabela.

Como o mergulho é praticado em Ilhabela?

Como o mergulho é praticado em Ilhabela?

A prática do mergulho em Ilhabela é guiada por instrutores capacitados e certificados para auxiliar os mergulhadores que desejam praticar a atividade de forma recreativa. 

Quem pode mergulhar?

O mergulho é uma atividade que, apesar de ser desejada por muita gente, gera muitos receios, assim como saltar de paraquedas, por exemplo. 

No entanto, um fato é certo: mergulhar é muito mais simples e fácil do que se imagina. 

Basta apenas que a pessoa tenha força de vontade e esteja totalmente disposta a explorar um mundo completamente novo. 

Nos dias atuais, a maioria das pessoas podem praticar o mergulho, desde que esteja com um bom estado de saúde e que seja auxiliada por um instrutor certificado. 

Inclusive as crianças acima de 10 anos de idade podem mergulhar em Ilhabela. 

Vale destacar, ainda, que não é preciso saber nadar para praticar o mergulho, o que torna a atividade ainda mais acessível para quem deseja iniciar nesse mundo. 

Além disso, é fundamental que o mergulho seja feito com acompanhante. 

Ou seja, jamais deve ser praticado sozinho, seja qual for a situação, afinal, é uma atividade que oferece certos riscos, devendo ser realizada de forma segura e com acompanhamento. 

Assim, não há nenhum motivo que te impeça de mergulhar e se aventurar nas belezas do mundo subaquático. 

Conclusão

Por meio deste conteúdo, você sabe agora onde mergulhar em Ilhabela e está cercado das principais informações e dicas para praticar o mergulho de forma segura e vivenciar uma das experiências mais incríveis e marcantes para o resto da vida. 

Veja todas experiências completas de mergulho. Bora mergulhar?

Inscreva-se em nossa newsletter e fiquei ligado nas novidades!

Categorias

Reserve seu mergulho com a gente 

Sem necessidade de experiência prévia :)

Perguntas frequentes

Para mergulhar não precisa de nenhuma experiência prévia, nem sequer saber nadar! Durante o mergulho de batismo o instrutor credenciado fica junto com você, garantindo segurança e maior qualidade para seu passeio.

Não é preciso saber nada para mergulhar de cilindro pela primeira vez. 
O equipamento de mergulho possui um sistema de flutuabilidade próprio e você também estará 100% do tempo acompanhado de um instrutor.

A idade mínima oficial para que uma criança possa ter a primeira experiência de mergulhar é de 10 anos, mesma idade para a realização de cursos de certificações.  Não há limite máximo de idade para realizar o mergulho.

O mergulho é um esporte muito tranquilo, porém continua sendo um esporte e requer algumas atenções. Se seguida todas as boas práticas e precauções o mergulho é considerado um dos esportes de aventura mais seguros do mundo.

Mergulho de batismo é uma modalidade para iniciantes, sem necessidade de experiência e com acompanhamento integral de um instrutor.
Mergulho credenciado são mergulhos que requerem uma certificação de mergulho.
Curso de mergulho é o processo para se adquirir uma certificação de mergulho.

Quadros clínicos de doenças cardiacas, respiratórias, convulções e diabetes tratadas com insulina podem inviabilizar a prática do mergulho, consulte um médico especializado. Não recomendado mergulhar com quadros de gripe, resfriados, congestão nasal ou perfuração de tímpano. Gestantes não podem mergulhar.

Claro! Há um valor distinto para acompanhantes. Clicando em “Consultar Agenda”, selecione a opção “acompanhante + snorkel”, de brinde é oferecido equipamento completo para realizar o snorkel (mergulho de superfície).

Sim, nosso sistema é todo integrado através de nosso site. Ao completar a reserva online, sua vaga ja estará garantida  e você receberá todas as informações necessárias via e-mail no mesmo momento.

Para o mergulho são fornecidas roupas neoprene de 3mm ou 5mm que mantém o calor e temperatura corporal. 

Buscamos sempre trabalhar com nosso melhor valor, já bastante competitivo no mercado dada a qualidade de serviço oferecido, com equipamentos de ponta e instrutores altamente capacitados e credenciados.
 
Mesmo para grupos grandes este é o valor que praticamos. Ainda oferecemos condições diferenciadas de pagamento, podendo parcelar em até 3x s/ juros o seu mergulho.

Possuímos roupas de mergulho para pessoas de até 110kg a 130kg. Irá depender do local de mergulho, nos consulte no whatsapp.

Confira nossos outros conteúdos

Conhecimento sobre diversas áreas do mergulho, curiosidades e pontos de mergulho.

plugins premium WordPress
pt_BRPT