Muitas pessoas se perguntam sobre o mergulho em Florianópolis e onde praticá-lo, afinal, a ilha é linda de todos os ângulos, inclusive debaixo da água.
Se a superfície é toda bela, significa que sob a água o ambiente deve ser igualmente encantador.
Assim, se você está em dúvidas sobre os lugares para mergulhar em Floripa, saiba que está no lugar certo.
Este conteúdo foi preparado especialmente com esse objetivo, de mostrar a você onde praticar mergulho em uma das cidades que mais atraem mergulhadores de todos os cantos do país.
Portanto, não deixe de acompanhar este artigo até o final para mergulhar de vez nesse mundo mágico e encantador.
Conteúdo
O mergulho em Florianópolis e onde mergulhar
Se Floripa costuma ser mais procurada nas temporadas quentes, de verão, os mergulhadores têm a excelente vantagem de poder usufruir da região a maior parte do ano.
Assim como diversas outras qualidades, a beleza de Florianópolis é uma das principais responsáveis por atrair visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.
A riqueza da fauna e flora marinha, por sua vez, sempre encanta os praticantes de mergulho, sejam eles iniciantes ou profissionais.
O mergulho no verão proporciona uma maior variedade de peixes e mais riqueza de fauna e flora, por conta do aquecimento da água.
Por outro lado, a prática da atividade no inverno oferece um ambiente mais decorado, com a forte presença de garoupas, anchovas, tainhas e também das baleias-franca.
Assim, seja qual for o lugar a ser escolhido para mergulhar em Floripa, saiba que estará garantindo uma experiência única e inesquecível, que será imortalizada na memória.
Confira a seguir quais são os principais pontos para você aproveitar e praticar o mergulho na companhia de amigos, familiares ou mesmo do seu parceiro ou parceira.
Bora descobrir onde mergulhar em Florianópolis?
1. Ilha do Xavier
As águas da Ilha do Xavier apresentam uma profundidade que pode atingir 18 metros, sendo uma excelente opção para quem deseja conhecer a vida marinha com mais riqueza de detalhes.
A ilha fica localizada à frente da praia Mole e sua geografia permite que o local fique protegido contra os ventos vindos do Leste, já que, se forem muito fortes, acabam deixando a água muito agitada.
Desse modo, a geografia da ilha parece ter sido idealizada para a prática do mergulho, sendo um ambiente propício para tal atividade.
Vale destacar, ainda, que a região conta com um enorme salão de peixes localizado na parte sul da ilha.
Além disso, é composta por outras pequenas ilhas com paredes rochosas que atingem uma profundidade superior a 30 metros.
Outro destaque da ilha é o naufrágio Alalunga II, o qual fica localizado na parte sul da ilha, sendo considerado um dos mais interessantes pontos de mergulho de Floripa.
Além disso, o naufrágio é conhecido por abrigar uma extensa quantidade de espécies, o que torna a vida marinha bem rica e a experiência com o mergulho mais marcante.
No Ikigai Experience você pode viver a experiência de mergulhar na Ilha do Xavier. Bora conferir o resta da lista de onde mergulhar em Florianópolis?
2. Ilha do Arvoredo
Praticar mergulho na Ilha do Arvoredo é, sem sombra de dúvidas, uma das mais fantásticas experiências que o litoral catarinense oferece.
Enquanto você estiver submerso, saiba que viverá um mundo totalmente diferente.
Vale destacar que a experiência envolve bem mais que apenas flora e fauna aquática.
Você vai se deparar com uma nova maneira de respirar, de se movimentar e de se relacionar com o ambiente subaquático.
Nos dias em que o céu está muito claro e que a maresia está fraca, facilmente se vê a Ilha do Arvoredo para quem está no litoral norte de Florianópolis.
A experiência já começa com o deslocamento até a ilha, que é feita de barco e dura aproximadamente 40 minutos, saindo da praia da Cachoeira do Bom Jesus.
A ilha pode ser acessada, também, saindo de Bombinhas, município localizado mais ao norte da região.
A Ilha do Arvoredo faz parte da Reserva Biológica Marinha Arvoredo, juntamente com as ilhas Deserta, do Calhau, de São Pedro e de Galés.
A reserva foi criada em 1990 e possui uma área de 17,6 mil hectares.
Nenhuma atividade turística pode ser realizada na região, com exceção do mergulho, o qual é praticado na costa sul dessa ilha.
Vale destacar, ainda, que o Instituto Chico Mendes tem registrado em seus catálogos 400 espécies terrestres e mais de 800 marinhas, sendo que todas elas habitam a área.
Ou seja, estamos falando de um verdadeiro paraíso localizado em terras brasileiras.
Na Ilha do Arvoredo, o mergulho quase sempre é praticado em uma região chamada de Saco do Capim.
A área recebeu o nome de capim por conta da rasa vegetação predominante nessa parte.
A mata densa e fechada domina a área restante da ilha.
2.1 Como praticar o mergulho na Ilha do Arvoredo?
É possível praticar duas formas de mergulho: uma em que o praticante permanece na superfície e utiliza somente o snorkeling é uma máscara e a outra em que o mergulho é praticado com um cilindro de ar, caso em que o praticante fica submerso na água durante todo o tempo da atividade.
Não há dúvidas de que o mergulho com cilindro é bem mais interessante e estimulante, proporcionando uma experiência mais marcante e intensa.
No entanto, é preciso de muito preparo e atenção, a fim de que o mergulho seja praticado de forma segura e tranquila.
O mergulho na Ilha do Arvoredo proporciona, em média, 10 metros de visibilidade durante a prática, podendo chegar, eventualmente, a 18 metros.
experiência inesquecível, onde o mergulhador tem a chance de observar muitos animais marinhos, plantas e peixes.
Dentre os peixes que costumam ser mais vistos, se destacam o marimbau, com comprimento de, aproximadamente, 2 palmos, o sargentinho, conhecido pelas suas escuras listras, a donzela de rocas, com tons amarelados, entre outros.
Há, também, os corais pequenos, os quais, quando tocados, se fecham.
Por fim, as tartarugas e os polvos também são animais muito comuns de serem vistos.
2.2 Outros pontos importantes do Arvoredo
Vale destacar que a maioria dos outros locais que iremos citar a seguir, apesar de cada uma possui suas peculiaridades, acabam se assemelhando à beleza e riqueza da vida marinha.
Por essa razão, o presente conteúdo se propõe a fazer breves comentários sobre cada um dos pontos onde mergulhar em Florianópolis, a fim de que possa ficar cercado de boas opções. Confira!
3. Ilha do Mata Fome
A chegada na ilha dura aproximadamente 10 minutos quando parte de barco da praia dos Ingleses, em seu canto direito.
Essa ilha fica de frente com a praia dos Ingleses e está localizada na região norte de Florianópolis.
Na região próxima à ilha, o fundo é bem rochoso, porém, vai se tornando arenoso à medida que vai se afastando dela.
A profundidade da água pode variar de 4 a 12 metros.
Dentre as espécies que costumam ser mais encontradas durante a prática do mergulho, destacam-se tartarugas, salemas, frades, garoupas, raias chita, donzelas, peixe trobeta, maria da toca, corais e olho de cão.
4. Ilha das Aranhas
A Ilha das Aranhas é formada por duas pequenas ilhas que formam a letra “L”, situadas entre as praias Moçambique e Santinho, parte norte de Florianópolis e perto da Praia dos Ingleses.
A estrutura geográfica da ilha faz com que ela se proteja das correntes de vento, o que possibilita mergulhos mais tranquilos.
O local possui, ainda, 7 fendas, todas elas com paredes íngremes, possibilitando que mergulhadores cheguem a uma profundidade de até 30 metros e com boa visibilidade.
O mergulho no local oferece uma fantástica observação de várias espécies marinhas, todas elas já citadas anteriormente.
O tempo para chegar até a ilha costuma ser, em média, de 25 minutos, quando parte da Praia dos Ingleses, em seu canto direito.
5. Naufrágio dos Ingleses
Outro ponto de grande destaque para mergulhar em Floripa é o Naufrágio dos Ingleses, situado a 100 metros da praia dos Ingleses.
O nome se refere ao fato de que, no local, há uma embarcação naufragada que se transformou em um verdadeiro santuário de ouriços e peixes.
Para chegar até a este ponto, não é preciso, sequer, de embarcação.
A única recomendação é que o passeio seja feito nos dias mais claros, já que o ambiente oferece riscos de acidentes, sendo preciso bastante cuidado e atenção.
A profundidade das águas alcança 7 metros, sendo o bastante para abrigar as mais variadas espécies de peixes, ouriços e outros animais marinhos.
Vale destacar que o mergulho no local deve ser necessariamente praticado em águas claras, por conta das inúmeras pontas de ferro existentes, tornando-se verdadeiros obstáculos perigosos em um ambiente com pouca visibilidade.
Além disso, não se recomenda a locomoção dentro de navios, por conta da lama e de outros riscos, deixando as chances de acidentes maiores.
6. Cachoeira do Bom Jesus e Praia de Jurerê
Essas duas opções são ótimas escolhas para quem está iniciando no mundo do mergulho ou mesmo para quem vai praticar a atividade pela primeira vez.
Ambos os locais são conhecidos pelas águas cristalinas e tranquilas.
É um ótimo local para o primeiro mergulho, já que o praticante não vai se deparar com nenhum navio naufragado ou formações rochosas.
7. Ilha do Campeche
A prática do mergulho é bastante frequente na Ilha do Campeche, por conta das claras águas e da grande diversidade de peixes que habitam o mundo subaquático.
O mergulho é realizado na prainha, a qual é acessada por meio de barco.
A atividade costuma durar, aproximadamente, 40 minutos, tempo suficiente para observar e se encantar com a vida marinha.
A profundidade das águas varia entre 3 a 8 metros, o que acaba garantindo uma ótima visibilidade por conta da clareza da água, sendo possível observar várias espécies de peixes, como sargentinho, baiacu, maria da toca, ouriços, além das algas que habitam as proximidades das formações rochosas.
Dicas de mergulho para iniciantes
Agora que você já sabe onde mergulhar em Florianópolis, é hora de conhecer algumas dicas fundamentais para praticar a atividade com mais segurança e tranquilidade. Confira!
Dicas Gerais
1. Relaxe
Uma das principais dicas para os mergulhadores iniciantes, relaxe! O mergulho é um esporte tranquilo, que se praticado respeitando as instruções e boas práticas, tem tudo para se tornar seu grande novo hobby.
Lembre-se de que você estará dando o primeiro passo rumo a um mundo mágico e impactante. Sendo assim, aproveite essa viagem.
2. Pratique o mergulho em locais propícios para iniciantes e com profissionais que prezam pela qualidade.
Busque conhecer um pouco do local e dos profissionais com quem irá mergulhar.
Aqui no Ikigai Experience, selecionamos a dedo nossos parceiros e nossos pontos de mergulho, a fim de que a sua primeira experiência seja única e inesquecível.
3. Fique atento ao estado de saúde e precauções
Apesar de tranquilo, o mergulho continua sendo um esporte, que requer atenção e precauções.
Alguns quadros clínicos são incompatíveis com o mergulho, como resfriados, sinusite, gravidez, tuberculose, entre outros.
Certifique-se de que seu estado de saúde está 100% para que o mesmo não comprometa seu primeiro mergulho.
Conclusão – Mergulho Florianópolis
Pronto, agora você pode se considerar 100% preparado para mergulhar.
Afinal, já sabe onde mergulhar em Florianópolis, bastando que escolha o local de sua preferência e aproveite a rica experiência que só a vida subaquática proporciona.