Quem vai até Arraial do Cabo dificilmente deixa de voltar outras vezes. O local é chamado de Caribe Brasileiro tamanha beleza natural e os mares que oferecem opções diversas de praias para diversão também podem ser um excelente ponto de mergulho.
Por isso, preparamos um manual completo de lugares para mergulhar em Arraial do Cabo com todas as informações e características sobre as praias e locais de mergulho. Confira!
Conteúdo
Mergulhe na Capital do Mergulho brasileira – Arraial do Cabo
Mesmo sendo Arraial do Cabo uma das cidades da costa fluminense mais conhecidas, nem todos sabem que o município é também chamado de Capital do Mergulho, por reunir inúmeras condições que a tornam favorável para a prática do esporte.
O estilo do mar é caribenho, águas cristalinas que variam entre verde água e azul turquesa com transparência garantida que fazem com que pessoas que nunca haviam mergulhado na vida consigam experimentar passeios maravilhosos por baixo do mar.
Ao todo, Arraial do Cabo conta com aproximadamente duzentos pontos de mergulho, um número bastante expressivo que não poderia ser detalhado em um só texto.
Por isso, selecionamos os principais e mais recomendados pontos de mergulho de Arraial do Cabo para que você consiga traçar sua própria rota e mergulhar em cenários realmente impressionantes!
Saiba mais sobre a experiência completa em Mergulho Arraial do Cabo.
Ilha do Cabo Frio (Arraial do Cabo)
A Ilha do Cabo Frio é um dos locais mais bonitos para mergulho e costumam ser visitados por turistas que vão até a Ilha para conhecer os famosos faróis que ficam a poucos metros de caminhada por trilhas incríveis que podem ser feitas no lugar.
Somente no ano de 2016 é que essas trilhas foram liberadas para o acesso ao público, o que tornou o mergulho na região ainda mais procurado e frequente.
O ponto conta com formações rochosas incríveis que podem ser observadas por mergulhadores que vão até o local.
Saco do Cherne
O Saco do Cherne é um excelente local para mergulho e, para ser acessado é preciso tomar um barco na Ilha do Forno por aproximadamente quinze minutos de navegação.
Mas o caminho até lá também é digno de muita admiração, já que a paisagem deslumbrante e a água cristalina que circundam o local merece ser acompanhada de perto.
O saco do Cherne é uma formação em ferradura que oferece extensa área para mergulhadores. A fotografia embaixo d’água é uma das principais atrações do local, além da possibilidade de mergulho por iniciantes e para quem deseja fazer cursos de mergulho.
Em alguns dias com tempo fechado ou chuva fraca é possível mergulhar no Saco do Cherne, que é abrigado de ventos. Só é aconselhado muito cuidado com dias de chuvas fortes com trovões e raios, que apresentam risco para mergulhadores.
Saco do Anequim
O Saco do Anequim é outra pequena enseada localizada em Arraial do Cabo que é muito indicada para mergulho. Quem decide mergulhar do lado de dentro do Saco do Anequim pode visualizar as gorgônias e experimentar mergulhos de pouca profundidade.
Já o lado de dentro do Saco pode chegar a 20 metros de profundidade e a visualização de peixes grandes de passagem, cardumes e animais que vivem no mar mais profundo.
É também um famoso ponto para observação de tartarugas marinhas e lagostas que vivem em suas encostas. Para mergulhar do lado de fora é indicada alguma experiência em mergulho devido à maior profundidade e condições do mar.
Enseada das Paredes
Essa é uma enseada ideal para mergulho porque o local é considerado um verdadeiro paraíso para mergulhadores, com suas águas protegidas por áreas de águas cercadas por areias.
Apesar de ser um ótimo lugar para exploração marítima, não é aconselhado para quem está fazendo mergulho de batismo ou para mergulhadores iniciantes, já que as correntezas são muito fortes e podem apresentar riscos para quem ainda não possui muita prática.
Contando com uma profundidade de até 40 metros, a Enseada das Paredes possui lindas fendas ideais para mergulho e observação da vida marinha em toda sua exuberância, contando ainda com peixes de passagem.
Ilha dos Porcos
A Ilha dos Porcos fica localizada bem de frente à praia dos Anjos e é um ponto conhecido para batismo de mergulho. Muitos barcos com mergulhadores iniciantes saem da costa acompanhados de instrutores para “batizar” quem nunca se aventurou no fundo do mar.
Esse é um local para mergulho que fica abrigado do vento comum em Arraial do Cabo, já que a vegetação e montanha da ilha protegem o mar dos ventos que deixam o mar revoltos.
Pessoas que desejam fazer fotos subaquáticas também podem contar com a Ilha dos Porcos para registrar um dos locais mais bonitos que Arraial pode oferecer. Os passeios de barco são ainda muito comuns na região e podem ser uma excelente ideia para um dia de sol.
Saco do Cardeiro
A profundidade máxima do Saco do Cardeiro é de 11 metros, sendo um local relativamente raso para mergulhos, se comparado a outros pontos de Arraial do Cabo.
A diversidade do fundo mar é imensa, contando com tartarugas marinhas, cardumes de peixes como baiacus e coios. A temperatura média não ultrapassa os 24 graus e não costuma ser menor do que vinte graus, mesmo no inverno, sendo também ideal para a prática do mergulho.
Como é um local de águas muito cristalinas, no Saco do Cardeiro é possível avistar cavalos marinhos e até golfinhos, às vezes com muito pouco tempo de mergulho.
Em passeios de barco já é possível observar a rica fauna marinha presente na pequena enseada.
Oratório
O Oratório é um local em Arraial do Cabo ideal para quem adora mergulhar entre tocas no fundo do mar, com abrigo de animais incríveis e coloridos que podem ser encontrados com facilidades nessas formações.
O abrigo contra o vento vindo do Nordeste faz com que a prática do mergulho seja possível no local, mas é preciso estar atento para dias de correntezas muito fortes e ventos acima de 15 quilômetros, que desaconselham as saídas para mergulho.
O mergulho no Oratório pode passar dos 35 metros de profundidade e, para esses locais é aconselhada experiência mínima em mergulho para manter a segurança dos praticantes do esporte.
Ponta da Jararaca
A Ponta da Jararaca é um local bastante famoso por mergulhadores de todo país e possui uma atração diferenciada. Além de toda beleza que já sabemos presente em Arraial do Cabo, a Ponta da Jararaca conta com resquícios de um naufrágio.
Quem desejar observar os restos da navegação chamada Teixeirinha, pode mergulhar e visualizar os escombros que se espalham por toda a Ponta e se tornou o abrigo de moreias, mangangás e lagostas.
O Teixeirinha é uma navegação a vapor que naufragou há mais de 100 anos, em 1906, se tornando uma das principais atrações para quem mergulha na Ponta da Jararaca.
Porque Arraial do Cabo é a capital do mergulho no Brasil
Arraial do Cabo não é considerada a capital do mergulho no Brasil somente porque possui muitos pontos de mergulho que reúnem praticantes desse esporte! O ponto alto que faz com que Arraial seja tão disputada para mergulho é que o mar da região reúne diversas condições que são consideradas excelentes para a prática do mergulho.
- Ressurgência
A ressurgência é um fenômeno muito raro que ainda está sendo completamente estudado, mas que basicamente é o afloramento das águas profundas. As águas do fundo do mar sobem para a superfície não se sabe exatamente o motivo.
Além de tornar a água da superfície mais fria, esse fenômeno provoca uma potente formação da vida marinha que torna o mergulho ainda mais especial em Arraial do Cabo!
- Mergulho próximo à costa
Em Arraial do Cabo, como existem muitos pontos de mergulho, não é preciso viajar de barco por horas a fio para chegar até o ponto de saída. Em poucos minutos saindo da costa é possível chegar até os locais indicados para mergulho, o que torna o passeio ainda mais proveitoso e prático!
- Pouca correnteza
Águas com correnteza muito forte não são indicadas para mergulho, colocando os praticantes do esporte em risco.
Arraial do Cabo possui pouquíssima correnteza porque quase forma uma baía com uma ilha, chamada Ilha do Farol e esse fator geográfico também contribui para fazer do lugar um dos mais lindos e favoráveis para o mergulho.
- Condições de clima
O clima em Arraial do Cabo é muito favorável para o mergulho, mesmo sendo a água bastante fria, o que pode incomodar quem não está tão acostumado. Ficando entre os 24 a 30 graus no verão, pode cair para até 10 graus no inverno, tanto pela época do ano quanto pela ressurgência.
Essas condições também fazem com que a vida marinha de Arraial do Cabo seja uma das mais diversas entre os pontos de mergulho existentes no Brasil. Quem deseja mergulhar em locais com muitas variedades de peixes, recifes e animais marinhos vai adorar mergulhar na capital do mergulho no Brasil!
Veja tudo que há para fazer em Passeios Arraial do Cabo