Ilha Grande é um destino que está na lista da maioria das pessoas que ainda não visitaram o lugar por ser realmente incrivelmente bonito e ainda oferecer diversas opções para diversão, seja na praia ou em bares e restaurantes.
Quem ainda não conhece Ilha Grande ou quem já foi a passeio pode nem imaginar que a ilha é também um importante ponto de mergulho do litoral do Rio de Janeiro!
Confira os melhores lugares para mergulhar na Ilha Grande e faça seu roteiro personalizado com nossas dicas separadas especialmente para você!
Conteúdo
O que faz de Ilha Grande um ótimo destino para viagens?
Parece difícil de acreditar que exista um lugar onde as pessoas façam tudo a pé ou de barco, sem a necessidade de usar carro ou ônibus, mas essa é a realidade da Ilha Grande e um dos principais motivos que atraem turistas para o local.
Isso porque quem busca tranquilidade está no lugar certo, longe dos grandes centros e de praias muito sofisticadas.
Apesar do intenso contato com a natureza e a vida mais simples, Ilha Grande oferece um verdadeiro cenário de filme. Muitas pessoas que visitam sempre a ilha relatam que se sentem em outro país tamanha beleza e diferença do local em relação a outras praias.
Outro fator que faz com que Ilha Grande pareça uma parte isolada do Brasil é a grande quantidade de turistas estrangeiros, o que promove uma verdadeira mistura de línguas e culturas, deixando o lugar ainda mais diverso e interessante.
Uma das praias que está sempre incluída entre as melhores do Brasil nos guias de turismo está em Ilha Grande. Lopes Mendes é realmente um lugar impressionante que faz com que a viagem até a ilha compense muito.
Mas com tudo isso, ainda é preciso se considerar o mais importante: Ilha Grande é considerada por muitos mergulhadores como um dos melhores lugares para mergulho em todo o estado do Rio de Janeiro, sobretudo pela ótima visibilidade que a água cristalina oferece.
Saiba tudo sobre os Passeios de Ilha Grande.
Melhores locais para mergulhar em Ilha Grande
Quem deseja ir até Ilha Grande e fazer mergulhos inesquecíveis já pode saber que a temperatura da água no lugar é quase sempre bem quentinha, diferente de outros lugares indicados para mergulho no estado do Rio de Janeiro, como Cabo Frio e Arraial do Cabo, onde a água é bastante gelada.
Ilha Grande possui águas muito límpidas, o que faz com que a qualidade e visibilidade para mergulhos seja excepcional, tornando a ilha um dos locais mais buscados para mergulho de todo o país.
A Ilha faz parte de Angra dos Reis, mas é um destino em destaque quando o assunto é mergulho, por isso, anote os locais mais frequentados e indicados para mergulho e faça seu roteiro!
Conheça a experiência completa em Mergulho Angra dos Reis.
Laje Branca
A Laje Branca é, na verdade, uma pedra gigantesca que fica bem no centro da baía que liga” Ilha Grande a Angra dos Reis” e que aparece como uma laje branca em meio ao mar cristalino da região.
A observação de tartarugas marinhas é uma das principais atrações para quem mergulha na Laje Branca, mas está longe de ser a única. Além delas, é possível visualizar lagostas e moreias que são muito presentes no local.
Quando as correntes marítimas estão calmas, os mergulhadores conseguem percorrer o redor da Laje, o que garante uma experiência inesquecível no fundo do mar!
Gruta do Acaiá
A Gruta do Acaiá oferece uma das vistas mais bonitas entre as que podem ser encontradas em pontos de mergulho em todo o país e é formada por uma fenda de rocha que se localiza a mais de seis metros de profundidade.
Quem entra na gruta logo visualiza um grande salão com reflexo de luz solar que faz com que a água dentro da gruta pareça fluorescente. A visão dos animais e vegetação do local é impressionante devido à mistura de luz, rocha e águas.
A gruta é bastante extensa, possui cerca de trinta metros de largura, mas é relativamente baixa com altura que não passa de um metro na maior parte dos trechos.
A água do mar não tem acesso à entrada da gruta, portanto é possível entrar na Gruta por terra, graças a uma trilha fácil de ser seguida e que leva até o esplêndido salão.
Além de tudo isso, existe um sítio arqueológico resultante da exploração que resultou no achado de ossadas humanas com mais de 3000 anos no local.
Mergulhadores que frequentam o local relatam que o controle de flutuabilidade é o fator mais importante para quem deseja acessar a gruta via mergulho. Isso porque o cilindro pode esbarrar na entrada da gruta caso o mergulhador não controle bem seus movimentos na água.
Só é possível ingressar na gruta de dois mergulhadores por vez e a visão dos cardumes coloridos à luz solar é indescritível.
Navio Pinguino
O Navio Pinguino é um dos pontos de mergulho mais visitados e mais interessantes de Ilha Grande! O navio era um cargueiro do Panamá, que naufragou no ano de 1967 e se tornou abrigo de grandes arraias e de muitas garoupas e badejos que habitam seu interior.
Mergulhadores que estão se iniciando no esporte podem visualizar o navio de fora, caso ainda não possuam a habilidade necessária para explorar a parte de dentro do navio, mas a visão, de toda forma, é impressionante e muito bonita.
A curiosidade sobre esse navio é que ele naufragou devido a um incêndio causado por um curto na casa de máquinas do navio.
O helicóptero
O helicóptero naufragado é também um ponto de mergulho muito conhecido e explorado por mergulhadores experientes ou iniciantes em busca de visões do fundo do mar.
Curiosamente o helicóptero naufragado em Ilha Grande é o único naufrágio de helicóptero que se tornou atração turística e ponto de mergulho em toda costa brasileira.
Assim, desde o ano de 1998, Ilha Grande recebe mergulhadores que querem conhecer os destroços que ficam entre nove e doze metros de profundidade, espalhados no fundo do mar.
Como o local onde estão o helicóptero e o Navio Pinguino são voltadas para o oceano, a vida marinha é extremamente abundante ali, sendo possível visualizar plantas e animais em quantidades intensas durante os mergulhos.
Naufrágio Califórnia
O nome desse navio, na verdade, é o Vapor Rio de Janeiro, mas ficou equivocadamente conhecido como naufrágio Califórnia dado um erro de historiadores que buscavam identificar o navio que ali naufragou em 1866.
Por muito tempo se acreditou que o vapor teria naufragado devido a um ataque de piratas, versão que foi desacreditada quando se identificou que, na verdade, o que ocorreu foi um incêndio que fez com que a embarcação afundasse.
Embora não esteja mais em um só local, já que pedaços da embarcação foram se espalhando pelo fundo do mar, é possível visualizar partes grandes do navio, como as caldeiras e âncoras.
Como todo naufrágio que fica no fundo do mar, a Califórnia abriga intensa vida marinha que pode ser observada por mergulhadores no local!
Curiosidades sobre mergulho em naufrágios
No Brasil, os mergulhos que exploram naufrágios se tornaram muito famosos, tanto pela curiosidade que as histórias que levaram os navios a naufragarem provocam, mas também pela beleza formada por escombros de antigas embarcações e a vida marinha que se constrói a partir deles.
No entanto, embora exista uma boa quantidade de naufrágios para visitação no litoral do Brasil e em Ilha Grande fiquem localizados alguns dos mais bonitos e importantes, não é tão simples entrar em embarcações naufragadas mergulhando.
Veja então algumas curiosidades e dicas para quem deseja mergulhar explorando antigas embarcações no fundo do mar de Ilha Grande!
- Sempre é possível rodear o naufrágio
O rodeio da embarcação é assim chamado pelos mergulhadores por ser o ato de mergulhar em volta do navio afundado e explorar o entorno. Isso pode ser feito por mergulhadores ainda sem tanta experiência e controle de flutuabilidade, o que nem sempre é possível quando se pretende entrar na embarcação.
- O interior da embarcação pode causar desorientação
Foi no próprio Pinguino que ocorreu um acidente famoso que chamou atenção para o cuidado que se deve ter ao adentrar embarcações naufragadas para exploração.
Dois mergulhadores que não possuíam experiência em embarcações entraram no navio e não conseguiram sair devido à desorientação que é comum quando entramos em locais desse tipo no fundo do mar.
Alguns cuidados que podem evitar que isso aconteça é visitar o lugar com um monitor experiente e que conheça o fundo do mar e o naufrágio em questão.
- A estrutura pode se modificar em pouco tempo
As embarcações naufragadas entram em corrosão e podem se desmantelar e até desabar de um momento para outro, por isso é preciso cuidado e compreensão sobre a modificação que é comum na estrutura da embarcação, às vezes em pouco tempo.
Por isso, mesmo quem conhece determinada embarcação e está acostumado a mergulhar por ali precisa verificar as condições da estrutura e se orientar de acordo com um ponto fixo para não encontrar problemas na saída do mergulho.