Não é preciso apresentar a cidade do Rio de Janeiro, destino internacional conhecidíssimo que atrai milhares de pessoas todos os anos. Entre os brasileiros, o Rio de Janeiro não sai da lista de viagens de férias por oferecer uma imensa quantidade de opções para todos os gostos.
Mas o fundo do mar do Rio de Janeiro se torna a cada dia um ponto mais a se considerar quando pensamos em visitar a cidade. Isso porque nem todos sabem, mas não é preciso se afastar da capital para encontrar excelentes pontos de mergulho! Confira quais são!
Conteúdo
Mergulhos na cidade do Rio!
O mergulho é uma atividade que cresce muito no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro não é diferente! Embora nem todos saibam, existem ótimos pontos de mergulho na cidade maravilhosa que fazem com que turistas vindos de diversos lugares e mesmo quem mora no Rio invistam em mergulhos autônomos pelas praias da região.
Embora existam outros destinos no estado bem mais conhecidos para mergulho, como Arraial do Cabo e Ilha Grande, a cidade do Rio de Janeiro tem muito a oferecer em termos de mares para mergulho e vida marinha abundante.
Se você também adora o Rio de Janeiro e quer aproveitar todos os passeios oferecidos no lugar, confira agora mesmo os melhores lugares para mergulhar no Rio e aproveite!
Saiba tudo sobre nossa experiência Mergulho Rio de Janeiro.
Ilhas Tijucas
As Ilhas Tijucas estão entre os pontos mais listados para mergulho na cidade do Rio de Janeiro e o mais interessante é que ficam a pouco mais de cinco minutos de navegação saindo da Barra da Tijuca, o que oferece ainda uma praticidade enorme para quem vive ou está hospedado na cidade.
Uma das possibilidades para chegar ao local é tomar as embarcações que saem da Barra e passam pelo canal de Marapendi, chegando até as Ilhas que são importantes saídas para mergulho.
O lugar que possui mais abrigo contra ventos, sendo um dos melhores para mergulho é a Ilha Pontuda, que pode chegar até 14 metros de profundidade em alguns pontos, sendo ideal para mergulhos autônomos com equipamentos.
Na Ilha Pontuda existem inúmeras formações rochosas que formam paredões e permitem a passagem de mergulhadores que podem observar inúmeros cardumes coloridos passando pelo local.
A visibilidade ali é bem alta e em dias mais ensolarados chega a mais de quinze metros, uma ótima taxa para mares perto de centros urbanos.
O curioso é que no Rio de Janeiro ocorre às vezes um fenômeno chamado de Maré Roxa, que aumenta ainda mais a visibilidade nas Ilhas Tijuca, fazendo com que cheguem a até 25 metros. A Maré Roxa é, na verdade, uma corrente de água que vem do oceano e retém a água cristalina típica do alto mar por um bom tempo perto da praia.
Quando isso ocorre as águas do Rio de Janeiro ficam parecidas com pontos cristalinos como o Caribe, tornando o mergulho ainda mais incrível no local.
Ilhas Cagarras
As Ilhas Cagarras são outros pontos muito importantes e frequentados por mergulhadores no Rio de Janeiro. As Ilhas ficam a somente cinco quilômetros da Praia de Ipanema, o que torna o mergulho bastante próximo da orla para quem reside na cidade.
O local é área de preservação protegida pela Marinha desde o ano de 2010, já que conta com potente vida marinha, inclusive recebendo a visita de golfinhos durante várias épocas do ano.
Esse é um mergulho que pode ser feito também por iniciantes, mas pode ser feito por quem está credenciado para mergulhos autônomos também.
Uma vantagem desse mergulho é que as Ilhas Cagarras são locais repletos de história, já que foram caminho dos colonizadores portugueses que chegaram até a cidade do Rio de Janeiro.
Os estudos de mergulhos no local encontraram uma diversidade de árvores que já foram extintas e até restos de civilizações indígenas que não existem mais no local.
Outra curiosidade das Ilhas Cagarras é que a temperatura das águas ali costuma ser bem gelada, o que pode ser um alívio para dias muito quentes. Essa característica também faz com que o mergulho encontre condições ideais para acontecer.
A diversidade de animais presentes no mar próximo às ilhas e que podem ser vistos por mergulhadores é enorme. Somente em número de espécies de peixes cadastrados passamos dos 200, sem contar a imensidão de outros animais marinhos que também vivem por ali.
Ilha Rasa e naufrágio Buenos Aires
Como parece ser comum no estado do Rio de Janeiro, a cidade não seria diferente e abriga um famoso naufrágio que pode ser visitado por mergulhadores na Ilha Rasa, Buenos Aires.
Muitas pessoas consideram a Ilha como o melhor ponto de mergulho da cidade do Rio de Janeiro devido à ótima visibilidade, atrações no fundo do mar e à diversidade de vida marinha.
O navio naufragado foi um cargueiro de origem alemã que se chocou com a Ilha no ano de 1890, sendo, portanto, um naufrágio bem antigo que ainda pode ser visto em escombros pelo fundo do mar.
Os pedaços da embarcação, no entanto, podem exigir um pouco mais de técnica para serem visitados porque a profundidade desses destroços varia dos 12 aos 42 metros.
Além da profundidade bem importante, existe sempre alguma correnteza na superfície do mar de Ilha Rasa, sendo esse mergulho indicado para mergulhadores mais experientes.
Portinho
Portinho é o ponto de mergulho da cidade do Rio de Janeiro que costuma oferecer mais segurança e menos exigência de técnica, já que o lugar é bem mais tranquilo em termos de correnteza.
Portinho fica bem próximo ao ponto do Buenos Aires, ainda na Ilha Rasa, sendo também muito abrigado do vento, o que impede fortes correntezas e oferece maior segurança aos mergulhadores iniciantes.
A temperatura em Portinho também é bem baixa, girando em média de 18 graus dependendo da época do ano, o que garante um mergulho em águas geladas para refrescar o calor do Rio de Janeiro.
Praia Vermelha
A Praia Vermelha não é somente um cartão postal do Rio de Janeiro devido à superfície maravilhosa, mas também um ponto cada vez mais importante de mergulho para quem deseja ver de perto a vida marinha do fundo do mar.
Quem não conhece o Rio de Janeiro precisa saber que a Praia Vermelha faz parte do famoso Pão de Açúcar e a entrada coincide com a Baía de Guanabara que possui águas mais poluídas.
No entanto, o mesmo não acontece com a Praia Vermelha, que abriga águas oceânicas bastante claras e limpas, oferecendo ótimas condições de mergulho para quem vai até o local.
O costão esquerdo ou o direito são pontos de saídas para mergulhos e já são oferecidos também mergulhos noturnos, que permitem que o mergulhador aprecie o fundo do mar diante da noite deslumbrante do Rio de Janeiro!
Vantagens para quem deseja mergulhar no Rio de Janeiro
Mergulhar no Rio de Janeiro pode ser algo que não passa pela cabeça de quem conhece a cidade como um ponto importante e badalado de vida noturna agitada e praias sempre lotadas.
Mas como o Rio é diverso e sempre surpreendente, a faceta para mergulhadores que ele oferece é bem grande e cresce a cada dia mais. Entre algumas vantagens que podem e devem ser aproveitadas ao mergulhar no Rio de Janeiro, podemos elencar:
Saídas próximas à orla
Em relação a maior parte das saídas de mergulho do país, os locais do Rio de Janeiro que são ideais para mergulho são próximos à orla. Em alguns, cinco ou dez minutos de barco são suficientes para quem deseja chegar até pontos excelentes de mergulho, como é o caso da Praia Vermelha ou das Ilhas da Tijuca.
Águas geladas
Embora as águas da Baía de Guanabara costumam ser muito quentes, os locais de mares oceânicos podem oferecer águas bem mais frescas, como é o caso da Ilha Rasa, que em alguns pontos oferece águas bem geladas, de até 18 graus em algumas épocas do ano.
Quem pretende dar uma fugida rápida e se refrescar em um mergulho pode fazer isso com toda praticidade saindo para os mergulhos na cidade do Rio de Janeiro!
Praias com estrutura
A estrutura da cidade do Rio de Janeiro não precisa nem ser explanada, mas esse é um fato que contribui muito para a ótima experiência de mergulhar em uma das cidades mais lindas do Brasil!
Quem quer sair dos passeios de mergulho e encontrar excelentes opções de gastronomia, bebidas, hotelaria e turismo acerta em cheio ao elaborar um roteiro de mergulho que abarque os melhores pontos do Rio de Janeiro!
Quem já viu os melhores locais para mergulhar na cidade do Rio de Janeiro não pode deixar de conhecer de perto todas as maravilhas que essa cidade oferece também debaixo do mar!
Conheça os pontos de mergulho do Rio de Janeiro e torne ainda mais inesquecível sua viagem para a cidade turística mais conhecida do país!
Veja todas experiências em Passeios Rio de Janeiro.