Quando o assunto é mergulhar no mar todo mundo já teve uma experiência com o universo subaquático, seja na televisão em filme ou documentário e até mesmo fazendo uma visita em aquários nas férias de verão.
Mas nada se compara ao dar aquele mergulho e ver de perto as belezas naturais que se escondem debaixo d’água. No entanto, além de refrescar e encantar, cada gota traz bons benefícios.
Se você anda pensando em mergulhar no mar, conhecer esse universo da água e de bônus descobrir quais benefícios são esses, está no lugar certo.
Conteúdo
Mergulho no mar – Quais são os benefícios?
Sendo a maior alternativa e preferência de quem gosta do verão, diversão e saúde se juntam quando entramos na água do mar e elas são:
- Diminuir tensão e estresse aliviando a tensão dos músculos por ser rica em magnésio
- Prevenindo doenças aumentando a imunidade por conter cloreto de sódio e ajudar no funcionamento das células
- Efeito antibiótico e cicatrização em feridas simples e na diminuição de caspas
- Alívio em tosses e sinusites pela composição do sódio contribuindo com a eliminação de toxinas
- Calmante natural ajudando na insônia ao relaxar e removendo energias negativas do corpo
Mergulhar é um esporte que está entre modalidades nas olimpíadas que existem no mundo todo, têm os praticantes que são profissionais e outros que apenas fazem por gostar.
É sempre importante todo o cuidado necessário, respeitando principalmente instruções dos profissionais e saber o limite do seu corpo e ambiente em que está.
Diferentes modalidades de mergulho estão presentes no dia de hoje sendo ou não necessários equipamentos de mergulho conforme a denominação do estilo.
O uso de equipamentos é indispensável para que tudo aconteça com segurança, seguir regras e estar sempre em companhia para prevenir acidentes.
Quais são os equipamentos necessários para mergulhar no mar?
Cada modalidade do mergulho exige algum tipo de equipamento sendo eles:
- Snorkel: para o mergulhador respirar pela boca
- Máscara de mergulho: garante uma visão segura do mar
- Cilindro de ar comprimido: permite respiração normal debaixo d’água
- Roupas isolantes: para manter o calor do corpo evitar lesões e acidentes com corais
- Cilindro de lastro: nivela o peso do mergulhador e equipamentos para não subir à superfície da água
- Nadadeiras: grande responsável pelo deslocamento
- Colete equilibrador: ajuda manter o equilíbrio e evitar movimentos de sobe e desce
Atualmente existem três tipos de mergulho: o livre que é feito com equipamentos mais simples, o profissional e o autônomo que exige equipamentos de respiração mais complexos.
Jamais mergulhar sozinho é uma das principais regras quando o assunto é mergulhar seja em mares, piscinas, rios, lagos dentre outros. Importante também saber seu limite e até onde consegue ir, e não ingerir bebidas alcoólicas.
É proibido mergulhar quem não sabe nadar?
Não é proibido se a modalidade for a de autônomo recreativo, no mergulho é usado equipamentos de segurança: cilindro de ar comprimido, respirador e companhia de um profissional.
Seguindo todas as regras, acompanhamentos adequados, treinamentos e pesquisando antes de tomar a decisão fará com que ocorra tudo bem e não terá arrependimento ao mergulhar no mar.